PUBLICIDADE

Brasil ofereceu "todas as condições" à Yoani, diz Patriota

Segundo o ministro, o governo não dificultou a concessão do visto para a viagem. Patriota não quis comentar os supostos planos da Embaixada de Cuba no Brasil para "espionar" a cubana

18 fev 2013 - 18h04
(atualizado às 18h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota afirmou que o Brasil oferece "todas as condições" para a visita da blogueira cubana Yoani Sánchez, que chegou nesta segunda-feira ao país em meio a alguns protestos de ativistas de esquerda.

<p>A blogueira cubana Yoani Sánchez, mais conhecida ativista de oposição do país, é recebida com protestos ao desembarcar nesta segunda-feira no Recife</p>
A blogueira cubana Yoani Sánchez, mais conhecida ativista de oposição do país, é recebida com protestos ao desembarcar nesta segunda-feira no Recife
Foto: Helia Scheppa / Reuters

"O Brasil sempre disse que ofereceria todas as condições e as ofereceu", disse Patriota aos jornalistas, apesar de não fazer comentários sobre os pequenos protestos contra a dissidente cubana nos aeroportos de Recife e Salvador.

Segundo o ministro, o governo não dificultou a concessão do visto necessário para a viagem e afirmou que "prova disso" é que Yoani chegou nesta madrugada ao Brasil, a primeira escala de uma viagem que a levará também ao México, Peru, Estados Unidos, República Tcheca, Alemanha, Suécia, Suíça, Itália e Espanha.

A própria blogueira confessou em seu blog que os protestos e até alguns insultos que recebeu ao chegar ao país foram quase como um "presente".

"Houve flores, presentes e até um grupo de pessoas me insultando, o que eu gostei muito - confesso - porque me permitiu dizer que eu sonhava que algum dia em meu país o povo pudesse se expressar publicamente contra algo, sem represálias", afirmou.

Durante sua estadia no Brasil, que se prolongará até o próximo sábado, Yoani Sánchez terá uma agenda cheia, que inclui sua participação em conferências e debates sobre liberdade de expressão e direitos humanos.

O Brasil é o primeiro destino da blogueira desde que obteve o passaporte em janeiro depois que o governo cubano flexibilizou as normas para as viagens ao exterior.

Patriota não comenta "espionagem"

Patriota se recusou a comentar as intenções do PSDB de convocá-lo ao Congresso para explicar os supostos planos da Embaixada de Cuba no Brasil para "espionar" as atividades da criadora do blog "Generación Y".

"Não tenho informações sobre isso", disse o ministro.

Segundo publicou neste fim de semana a revista Veja, o governo cubano traçou planos para vigiar Yoani Sánchez no Brasil e para isso convocou alguns militantes do PT.

Tanto a Embaixada de Cuba como o PT rejeitaram plenamente essas versões, que, no entanto, deram asas para o PSDB exigir uma explicação do partido e do próprio governo.

O senador Álvaro Dias (PSDB) apresentou hoje ao Congresso um pedido para que Patriota, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e o embaixador de Cuba no país, Carlos Zamora Rodríguez, sejam "convidados" a discutir o assunto.

O "convite" não representa uma convocação obrigatória, por isso, caso a Mesa Diretora do Congresso aceite a proposta, o comparecimento de cada um deles será voluntário e só poderá ocorrer em datas marcadas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade