PUBLICIDADE

Bolsonaro pede à OEA que Venezuela se manifeste sobre óleo em praias do Nordeste, diz Salles

23 out 2019 - 20h58
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou pedido à Organização dos Estados Americanos (OEA) para que a Venezuela se manifeste sobre o petróleo que tem sido encontrado em praias da Região Nordeste do Brasil, disse nesta quarta-feira em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Presidente Jair Bolsonaro ao lado do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em Brasília
08/10/2019 Agência Brasil/Divulgação via REUTERS
Presidente Jair Bolsonaro ao lado do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em Brasília 08/10/2019 Agência Brasil/Divulgação via REUTERS
Foto: Reuters

O ministro destacou o que classificou de trabalhos intensos para limpar as praias nordestinas do petróleo --que disse ter origem venezuelana-- e as investigações para determinar a origem do material e apontar responsáveis pelo que chamou de desastre ambiental.

"O presidente da República determinou que fosse encaminhada solicitação formal à OEA, a Organização dos Estados Americanos, para que a Venezuela se manifeste sobre o material coletado", disse Salles no pronunciamento.

"Amostras do material coletado foram analisadas em laboratórios especializados que identificaram que esse material não foi extraído do território nacional, mas provém --conforme demonstrado por análise técnica-- de poços e misturas de origem venezuelana", afirmou.

Segundo dados do Ibama, 233 localidades já foram atingidas pelo óleo que começou a aparecer na região no início de setembro. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, já foram retiradas 900 toneladas de resíduos, o que inclui óleo e areia, das praias.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade