PUBLICIDADE

Bolsonaro e Guedes celebram aprovação da nova Previdência

"Parabéns povo brasileiro! Essa vitória, que abre o caminho para nosso país decolar de vez, é de todos vocês", escreveu o presidente

22 out 2019 - 20h25
(atualizado às 20h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente Jair Bolsonaro ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes
Presidente Jair Bolsonaro ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes
Foto: Reuters

O presidente Jair Bolsonaro, que está em viagem à Ásia, disse nesta terça-feira (22) no Twitter que a aprovação da reforma da Previdência em segundo turno no Senado abre caminho para o Brasil "decolar de vez"."Nova previdência aprovada em segundo turno no Senado. Restam 4 destaques a serem analisados. Parabéns povo brasileiro! Essa vitória, que abre o caminho para nosso país decolar de vez, é de todos vocês! O Brasil é nosso! Grande dia!", escreveu o presidente na rede social.

Quem também celebrou a aprovação do texto foi o ministro da Economia, Paulo Guedes, que afirmou que Congresso fez "um belo trabalho" na votação da reforma da Previdência e confirmou que o governo apresentará na próxima semana sua proposta de pacto federativo.

"Nós estávamos confiantes que o Congresso brasileiro ia apoiar as reformas, então estou bastante feliz com o resultado e agora vamos pro pacto federativo, que tem várias dimensões", afirmou Guedes a jornalistas no Senado, onde acompanhou, no plenário, os momentos finais da votação do texto principal da reforma em segundo turno.

O texto, aprovado por 60 votos a 19, viabiliza uma economia da ordem de 800,3 bilhões ao governo federal em dez anos -conta que ainda pode sofrer alterações caso os senadores aprovem nesta terça emendas ao projeto em votação no plenário.

Guedes disse esperar que Estados e municípios acompanhem as mudanças nas regras previdenciárias estabelecidas na reforma. "Estados e Municípios juntos são mais 350 bilhões (de reais de economia), quase 400 bilhões (de reais), seria extraordinário para o Brasil.", afirmou.

Sobre o pacto federativo, o ministro afirmou que o projeto abarcará uma reforma administrativa e a descentralização de recursos.

"Nós vamos colocar os estudos que fizemos e propostas e dessa vez o presidente da Câmara e presidente do Senado é que vão fazer o processamento político", afirmou Guedes. "Eles que vão dizer 'olha, manda a tributária para uma comissão mista de Câmara e Senado, mandem a reforma do pacto federativo sob forma de PEC direta no Senado'."

A expectativa é que uma primeira apresentação das novas propostas da equipe econômica seja feita na terça-feira.

Veja também:

Pinga-fogo: A crise do PSL e governabilidade no País:

 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade