Biden parabeniza Lula por vitória nas eleições
Comunicado da Casa Branca foi emitido rapidamente
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva por sua eleição como novo chefe de Estado do Brasil neste domingo (30). O petista obteve 50,8% dos votos e derrotou o atual mandatário, Jair Bolsonaro, que ficou com 49,1%.
"Eu envio meus parabéns para Luiz Inácio Lula da Silva por sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres, justas e com credibilidade. Estou ansioso para trabalharmos juntos para continuar com a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos", escreveu Biden por meio de um comunicado oficial da Casa Branca.
O rápido reconhecimento da vitória de Lula contrasta com a atitude de Bolsonaro após a eleição do próprio Biden, em novembro de 2020. O brasileiro, aliado do republicano Donald Trump, foi um dos últimos líderes mundiais a enviar a comunicação formal de parabéns.
Além disso, Biden e Bolsonaro tiveram diversos atritos públicos, especialmente, sobre as questões ambientais e a preservação da Amazônia.
Já a relação entre Lula e Biden vem de longa data, pois o norte-americano era vice-presidente dos EUA durante o governo de Barack Obama - que coincidiu com o fim do mandato de Lula entre 2008 e 2010. .