BA: após mais de 24h, termina rebelião em presídio de Serrinha
A rebelião no Conjunto Penal de Serrinha, cidade a cerca de 170 km de Salvador (BA), acabou no fim da tarde dessa sexta-feira, após a invasão do presídio e controle dos presos pelo Batalhão de Polícia de Choque. O balanço oficial da rebelião é de uma pessoa morta e três feridos.
Os feridos foram encaminhados para o Hospital Municipal de Serrinha.Os nomes das vítimas não foram informados porque a perícia e o levante cadavérico ainda não foram realizados.
Na penitenciária, que é de segurança máxima, havia 125 presos que estavam rebelados desde às 14h de quinta-feira. Antes da invasão dos policiais, uma pessoa já havia sido morta pelos presos por enforcamento. Outras dois presos estavam sendo mantidos reféns no primeiro andar do pavilhão C, com cordas feitas de lençóis amarradas no pescoço.
O pavilhão C ficou totalmente destruído. Com isso, os 121 detentos que permanecem na penitenciária serão divididos entre os batalhões A e B.Segundo o major Julio César Ferreira, será aberta uma sindicância pela superintendência do conjunto penal, paralela à investigação da Polícia Civil, para descobrir quem são, de fato, os líderes do movimento.
Inicialmente, Edvaldo Castro do Nascimento, conhecido como "Belo" e indicado como líder da rebelião, ficará em uma cela separada dos outros presos, a chamada "seguro", informou o diretor do Conjunto Penal de Serrinha, major César Bonfim.