Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aplicativo inovador promove inclusão ao sistema financeiro e digital no Complexo da Maré

Projeto vem crescendo e começa a ganhar bairros vizinhos

6 dez 2016 - 15h12
Compartilhar
Exibir comentários

O complexo da Maré, localizado na zona norte do Rio de Janeiro, concentra quase 200 mil pessoas que vivem e trabalham na região.

Foto: DINO

Nessa área, com número de pessoas expressivo, os moradores não têm acesso a nenhuma agência bancária, lotérica ou caixa eletrônico para que possam realizar seus pagamentos e transações financeiras. Para isso precisam ir a bairros mais próximos como Bonsucesso, Olaria e Ramos.

Considerando esta realidade, em abril de 2016, Alexander Albuquerque, analista de sistemas especializado em mídias digitais, reuniu-se com dois amigos da mesma área e resolveram estudar uma possibilidade para resolver essa situação.

Os três, em parceria com duas empresas, uma do Rio de Janeiro e outra de São Paulo, desenvolveram juntamente com a equipe de segurança de software do Valle do Silício, uma moeda digital que funciona com rapidez e eficiência através de um aplicativo móbile denominado Banco Maré. Com este app os moradores podem pagar suas contas, transferir para outros usuários, que utilizem o mesmo aplicativo, e comprar no comércio local.

O aplicativo foi lançado na versão beta, no meado de abril de 2016 e teve uma enorme procura levando a equipe de aceleração de startups a Brasília onde ficaram por dois meses retornando ao projeto já com apoiadores.

Para ter acesso bastar baixar no Google Play o link abaixo: https://play.google.com/store/apps/details?id=banknet.com.br.mare

Trata-se de um banco digital que resolve o problema de inclusão ao sistema financeiro.

As operações, que a princípio, estavam concentradas na associação de moradores estão sendo estendidas ao comércio local.

Hoje, seis meses depois do lançamento, o sistema já tem média de 1500 cadastrados e se prepara para entrar em outras áreas do Complexo da Maré além de Ramos, onde todo o comércio da região só aceitará a nova moeda.

A moeda recebeu o nome de "Palafita" em homenagem aos primeiros habitantes da Maré.

O objetivo inicial do projeto é que seu sucesso possa abrir a possibilidade de investimento em política pública, principalmente na educação, já que o complexo da Maré não possui uma única escola de ensino médio. Também pensamos na geração de empregos e renda inicialmente pelo comércio do Piscinão de Ramos que aceitará somente a moeda "palafita" trazendo assim mais segurança para os usuários.

Nesses primeiros meses temos o prazer de apresentar a IBM como nosso primeiro apoiador através do incentivo para startups.

Além dos benefícios de pagamentos e transações financeiras o Banco da Maré também oferece cartão de crédito pré-pago, recargas de celulares e em breve recarga de bilhete único.

No início de 2017 o projeto estará se expandindo à cidade de São Paulo através de empresas da região que já apoiam o projeto.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade