Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alpine dispensa Jack Doohan após 4 anos de parceria

13 jan 2026 - 17h57
Compartilhar
Exibir comentários

A Alpine confirmou o fim definitivo do vínculo de Jack Doohan com a equipe. Segundo o comunicado oficial da escuderia francesa, a decisão partiu de um "acordo mútuo" com o australiano, culminando no fim de seus serviços como piloto a partir de 2026. A ação abre espaço para o jovem buscar outras oportunidades no esporte.

Doohan deixa Alpine e deve seguir para o Japão
Doohan deixa Alpine e deve seguir para o Japão
Foto: Kym Illman/Getty Images / Perfil Brasil

Doohan estava afastado das pistas desde maio de 2025, quando foi substituído por Franco Colapinto após seis corridas. Desde então, o australiano ocupava a posição de piloto reserva, com participação mínima em simulador e sem atividades de testes no cockpit, acompanhando ocasionalmente a equipe como opção de emergência.

Sendo o primeiro integrante da academia da Alpine a conquistar uma vaga como titular da equipe na Fórmula 1, o australiano começou a buscar por uma saída no segundo semestre de 2025, já que não havia a percepção interna de um projeto esportivo consistente no futuro. O grupo francês agradeceu a parceria com o piloto e destacou seu profissionalismo ao longo dos anos.

"Alpine confirma que chegou a um acordo mútuo com Jack Doohan para encerrar com os serviços prestados à equipe na temporada 2026 da Fórmula 1 e deixá-lo buscar outras oportunidades de carreira. Jack se tornou o primeiro membro da academia a chegar na F1 quando estreou no GP de Abu Dhabi de 2024. A equipe gostaria de agradecê-lo pelo comprometimento e profissionalismo ao longo dos últimos quatro anos, dentro e fora das pistas, e deseja o melhor no futuro", afirmou a equipe em comunicado.

Durante sua curta passagem como titular na Fórmula 1, Jack Doohan disputou seis provas em 2025 e não conseguiu pontuar em nenhuma das etapas. Seu desempenho, apesar de apresentar velocidade em alguns momentos, foi marcado por erros e um grave acidente durante o fim de semana no Japão.

Com a confirmação de sua saída da Alpine, é esperado que Doohan siga carreira no automobilismo japonês. O jovem piloto deve se juntar ao grid da Super Formula ainda nesta temporada, conciliando possivelmente a competição com a função de testes ou reserva de alguma outra equipe da Fórmula 1.

Entre as possibilidades, é provável que Doohan ocupe uma vaga na equipe Kondo, com quem participou dos testes de novatos da categoria em Suzuka no fim do ano passado. Apesar da sequência de acidentes no mesmo trecho do circuito, que limitou a quilometragem, o piloto foi defendido publicamente pelo time.

Desde o ano passado, a Kondo utiliza motores Toyota, o que alimentou rumores sobre um possível projeto com a Haas, que é parceira técnica da montadora e correrá sob o nome TGR Haas F1 Team em 2026.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Jack Doohan (@jackdoohan)

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade