70 Anos do início da Segunda Guerra

Neville Chamberlain, primeiro-ministro britânico

Falo a vocês da Sala do Gabinete, no número 10 da Downing Street.

Esta manhã, o embaixador britânico em Berlim entregou ao Governo alemão um ultimato determinando que, a menos que nos informassem até as 11 horas que estavam preparados para retirar suas tropas da Polônia imediatamente, um estado de guerra existiria entre nós. Digo-lhes agora que nenhum compromisso foi recebido e que, consequentemente, este país está em guerra contra a Alemanha.

Vocês podem imaginar que golpe amargo isto é para mim, já que toda a minha longa luta para ganhar a paz fracassou. Porém, não posso acreditar que há algo mais ou algo diferente que eu poderia ter feito e que traria mais sucesso.

Até o último momento, era perfeitamente possível preparar um acordo pacífico e honroso entre Alemanha e Polônia, mas Hitler não o quis. Ele evidentemente decidiu sozinho atacar a Polônia, a todo o custo, e, embora diga agora que apresentou propostas razoáveis rejeitadas pelos poloneses, esta não é uma declaração verdadeira.

As propostas nunca foram apresentadas aos poloneses, ou a nós, e, apesar de anunciadas em uma transmissão alemã na quinta-feira à noite, Hitler não esperou para ouvir comentários, mas ordenou suas tropas a cruzarem a fronteira polonesa na manhã seguinte.

Suas ações mostram de maneira convincente que não há chances de esperar que esse homem vá desistir um dia de usar a força para que sua vontade seja feita. Ele pode apenas ser barrado pela força.

Nós e a França estamos hoje, no cumprimento de nossas obrigações, indo em auxílio à Polônia, que está resistindo muito bravamente a esse ataque, perverso e sem provocação, a seu povo. Nós temos a consciência limpa - fizemos tudo que um país poderia para estabelecer a paz.

A situação na qual nenhuma palavra proferida pelo governante da Alemanha é de confiança, e na qual nenhum povo ou país pode se sentir seguro, se tornou intolerável. E agora que resolvemos acabar com ela, sei que vocês farão sua parte com calma e coragem.

Em um momento como este, as garantias de apoio que temos recebido do império são uma fonte de incentivo profundo para nós.

Quanto terminar de falar, alguns anúncios detalhados serão feitos em nome do governo. Dê a eles sua atenção mais cuidadosa. O governo fez planos sob os quais será possível manter a nação funcionando nesses dias de tensão e esforço que estão por vir...

Agora, que Deus abençoe a todos nós. Que Ele defenda os justos. Pois são contra coisas más que estaremos lutando - força bruta, má fé, injustiça, opressão e perseguição - e contra tudo isso, tenho certeza, o bem irá prevalecer.

Terra

Notícias