70 Anos do início da Segunda Guerra

Adolf Hitler

Nascido na Áustria, em 20 de abril de 1889, foi o principal personagem da Segunda Guerra Mundial. Conduziu o partido Nazista ao poder na Alemanha e foi o Führer de 1933 até o fim do conflito, em 1945. Hábil orador e carismático, Hitler ganhou apoio popular ao defender o nacionalismo, anti-semitismo e anti-comunismo em uma Alemanha que tinha o orgulho ferido pela perda da Primeira Guerra Mundial e pelas duras imposições do Tratado de Versalhes.

Foi eleito chanceler do país em 1933, mas logo estabeleceu um regime ditador totalitário e autocrata, fazendo uso de sofisticada propaganda política. Hitler anexou a Áustria e a Checoslováquia, antes de invadir a Polônia no dia 1º de setembro de 1939 – data apontada como o início da Segunda Guerra Mundial. O ataque fez com que o Reino Unido e a França declarassem guerra aos nazistas no mesmo dia.

Antes da carreira política, Hitler foi um condecorado soldado do exército alemão. Ele lutou batalhas na França e na Bélgica durante a Primeira Guerra Mundial, no pelotão de frente, uma das posições mais perigosas e que era exposta constantemente ao fogo inimigo. Hitler era canhoto, sofria de fotofobia – aversão à luz – e falava alemão com sotaque típico dos moradores do subúrbio de Viena.

Alguns autores defendem que era vegetariano, por indicação médica, para aliviar problemas estomacais. No entanto, outros biógrafos afirmam que esses e outros traços da personalidade de Hitler como não beber, condenar o cigarro e gostar de doces fosse obra da propaganda nazista para transformá-lo em “santo”.

O ditador não se interessava por caçar animais e tinha uma cadela da raça pastor alemão, chamada Blondi. Dias antes do fim da guerra, em 1945, quando a derrota dos nazistas era certa, Hitler se casou com Eva Braun. Em 30 de abril, os dois cometeram suicídio.

Eixo

Aliados

Terra

Notícias