Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

6 principais dúvidas (respondidas) sobre o Sistema ERP

Software de gestão integrada vem sendo adotado por muitos negócios de sucesso com ótimos resultados.

5 out 2017 - 17h36
Compartilhar
Exibir comentários

Alcançar a maior produtividade e eficiência possível na rotina corporativa é o sonho de toda empresa. Hoje, o desenvolvimento tecnológico permitiu o surgimento de diversas ferramentas voltadas justamente para ajudar negócios de todos os tipos e tamanhos a concluir esse objetivo. E sistemas de gestão integrada como o ERP estão nesse grupo.

Foto: DINO

A sigla significa "Planejamento de Recursos Empresariais" traduzido do inglês, e representa um software que oferece tudo que o empresário precisa para chegar lá. Mas, apesar de já vir sendo usado por muitas companhias, o ERP ainda levanta algumas dúvidas para quem pensa em implementá-lo e respondemos tudinho a seguir.

1) O que é o ERP?

É um sistema integrado de gestão voltado para tornar mais prática a rotina do negócio. A ferramenta nada mais é que um software online, totalmente baseado na nuvem, que visa concentrar em apenas um programa acessível a todos os funcionários os mais diversos setores da empresa.

Assim, o que antes era dividido em softwares específicos por departamentos, planilhas e documentos separadas para cada assunto - e que precisavam ser enviados por email para um colega que precisasse - agora fica gravado diretamente no sistema e basta ter conexão à internet e permissão de acesso.

Com informações integradas, tarefas automatizadas e o trabalho otimizado, naturalmente a produtividade aumenta, a taxa de erros diminui e todos saem ganhando.

2) Quem pode utilizar?

Não existe restrição para usar o ERP e tirar proveito de todos os benefícios. Para começar, o tamanho pouco importa. O sistema já é usado por empresas médias e grandes, com anos de atuação e ampla inserção de mercado, e também por negócios menores, de micro e pequeno porte, que buscam ter na gestão integrada uma ferramenta para evoluir e alcançar patamares maiores em seus segmentos.

Por falar nisso, empresas dos mais variados mercados, indústrias e nichos específicos podem lançar mão de um software moderno como o ERP, assim como aquelas que possuem franquias ou mais de uma loja para administrar. Não há diferenciação: o sistema é bastante amplo e adequado a todos os setores.

3) Quais áreas são beneficiadas na empresa?

Como já dito, o ERP abrange a empresa como um todo. A partir do momento da implementação, tudo será integrado e estará disponível no sistema. Então, as áreas contábil, fiscal, estoque, vendas, produção, comunicação, marketing, recursos humanos, tecnologia de informação, entre outras, poderão tirar proveito das funcionalidades da ferramenta.

O controle de finanças e contratos, de produção e estoque, de tributos, de vendas e o que mais você precisar serão beneficiados pelo uso do software online. Com atualizações em tempo real, o dado que for inserido no momento de uma venda pelo caixa, por exemplo, já poderá ser instantaneamente visto pelos departamentos comercial, contábil e de marketing.

4) Os dados ficam seguros?

Por ser completamente online, o ERP oferece a segurança do armazenamento na nuvem ao cliente que implementa o sistema. Assim, os dados e informações estratégicos do negócio não ficam dependendo de servidores locais e da sua equipe de TI para estar seguro. Ou seja, está muito mais protegido do que se continuasse fazendo por conta própria.

Ao contratar o ERP, garante-se a proteção da empresa que desenvolveu o software para ser responsável pelos dados. Com atualizações constantes, monitoramento de servidores (que fica em uma sala-cofre), criptografia e o que há de mais moderno em segurança de informações, não há porque temer pela proteção.

5) Quais as maiores vantagens?

A primeira grande vantagem é a integração de dados. Afinal, toda a empresa poderá acessar de maneira prática e rápida o que precisar, sem depender de transferências entre departamentos. Isso leva a outro ponto vantajoso: a redução de erros e de retrabalho. E não haverá mais tanta redundância de informações, quando um setor faz o mesmo trabalho que o outro.

Com tudo isso, o negócio como um todo acaba sendo muito mais organizado, o que beneficia qualquer empresário, não é? Assim, aqueles em posição de chefia são auxiliados na hora da tomada de decisões, com análises e relatórios mais precisos sobre o andamento das atividades. E o benefício final, o que todos mais querem tirar proveito, é a redução de custos e, consequentemente, um aumento de lucros.

6) É muito caro?

Preços e valores são sempre muito relativos. Mas o ERP não pode ser considerado caro para uma empresa que deseja se apropriar de tudo isso que foi explicado aqui. Não dá para pensar no sistema como um gasto, e sim como um investimento na organização e produtividade do negócio.

Afinal, com a centralização de dados e informações e todas as vantagens geradas por um software integrado, em pouco tempo a empresa já estará reduzindo custos desnecessários e conseguindo produzir mais e melhor. E é investindo em modernidade que um negócio sobe degraus dentro de seu mercado.

A empresa Kamaleon TI desenvolveu um sistema ERP completo que já atende dezenas de empresas de sucesso! Junte-se a elas e integre a gestão do seu negócio! Acesse www.kamaleon.com.br para saber mais e pedir uma demonstração gratuita.

Website: http://www.kamaleon.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade