PUBLICIDADE

14 cães são resgatados em ação contra maus-tratos em Porto Alegre

Animais foram encaminhados à Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) para avaliação veterinária

29 jan 2024 - 15h51
Compartilhar
Exibir comentários

Na manhã desta segunda-feira (29) as autoridades realizaram uma operação coordenada de combate aos maus-tratos a animais, culminando na prisão de um indivíduo de 53 anos. O suspeito, denunciado anonimamente, mantinha 14 cães em condições deploráveis em sua residência, situada no bairro Jardim Itu.

Foto: SMSEG / PMPA / Porto Alegre 24 horas

Segundo o Comissário Zottis, secretário adjunto de Segurança, o local era caracterizado por um ambiente escuro e problemas sérios de higiene. Os animais, confinados, eram privados de movimentação e descanso, intensificando a gravidade da situação. "Permanecemos firmes na missão de erradicar esse tipo de crime", afirmou Zottis.

Os cães foram resgatados e encaminhados à Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), onde receberam atendimento veterinário. Após a avaliação, serão cadastrados e disponibilizados para adoção. O crime de maus-tratos pode acarretar prisão de dois a cinco anos, além de proibição de guarda e multa.

Cuidados Pós-Resgate

Patrícia Martins, secretária municipal da Causa Animal, detalha o processo de atendimento no abrigo municipal. Os animais passam por exames, castração, vacinação e microchipagem, além de garantirem direito a atendimento vitalício no abrigo, mesmo após a adoção.

A operação contou com a participação da Guarda Municipal, Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF), Gabinete da Causa Animal (GCA), 2ª e 5ª Delegacia de Polícia (DP) da Capital.

Denúncias

A população pode contribuir com as forças de segurança e fiscalização por meio de denúncias, que devem ser feitas pelo telefone 153 ou pelo aplicativo 156+POA. A central, operante 24 horas por dia, aceita ligações anônimas e está sob a coordenação do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA).

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade