Ritmos afro-brasileiros são tema de oficina itinerante em Santa Catarina
Iniciativa propõe uma vivência com os ritmos presentes na cultura musical brasileira O post Ritmos afro-brasileiros são tema de oficina itinerante em Santa Catarina apareceu primeiro em AlmaPreta.
O músico, pesquisador e educador musical Luciano Candemil apresenta o projeto itinerante "Percussão Catarina: oficina de ritmos afro-brasileiros", em que propõe uma vivência com os diversos ritmos presentes na cultura musical brasileira.
Em 3 de fevereiro, a iniciativa chega à cidade de Penha (SC). A atividade vai acontecer no Ponto de Cultura do Instituto Ecovida, na Praia da Armação de Itapocoroy, das 14h às 18h30, com participação totalmente gratuita.
Nos dias 17 e 18 de fevereiro, o projeto desembarca na cidade de Navegantes (SC). A ação está programada para ocorrer na Associação de Cultura e Tradições de Matriz Africana, localizada na Meia Praia.
As práticas do projeto se baseiam nas várias rítmicas da diáspora africana espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Com a proximidade do carnaval, a oficina abordará, sobretudo, os ritmos dos blocos afro de Salvador, em especial do Olodum, Ilê Aiyê, Timbalada e o Afoxé Filhos de Gandhy.
Além de Luciano Candemil, a iniciativa conta com a participação de outros dois músicos percussionistas: o educador e pesquisador Cleyton Medeiros e o professor de percussão popular William Camargo.
O projeto é uma realização da Cand Music Produções Artísticas, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina, tendo como incentivadora a Celesc - Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.
As inscrições devem ser realizadas através do site oficial da iniciativa.
O post Ritmos afro-brasileiros são tema de oficina itinerante em Santa Catarina apareceu primeiro em AlmaPreta.