PUBLICIDADE

Quais são as diferenças entre Candomblé e Umbanda?

Mesmo com muitos pontos em comum, religiões têm algumas distinções nas músicas, no entendimento de Exu e em outros aspectos. Entenda

Compartilhar
Exibir comentários

As religiões de matriz africana ganham cada vez mais visibilidade, marcando seu espaço e lutando pelos seus direitos. O interesse pelas tradições que cercam a prática da Umbanda e do Candomblé cresce, especialmente com as celebridades que passam a falar abertamente de sua fé, historicamente tão perseguida. Listamos aqui alguns aspectos em que a Umbanda e o Candomblém diferem em ritos, símbolos e tradições. 

Umbanda e Candomblé: quais as diferenças entre duas das religiões de matriz africana praticadas no Brasil?
Umbanda e Candomblé: quais as diferenças entre duas das religiões de matriz africana praticadas no Brasil?
Foto: iStock
  • Origem 

O Candomblé é uma religião de origem africana trazida pela cultura dos negros escravizados. Com a inserção no Brasil, tornou-se uma religião de culto afro-brasileiro. Essa religião tem enfoque no culto aos orixás, que são as divindades da religião. O nome Candomblé vem da junção de “quimbundo candombe” e “iorubá ilê”, que traduzidos para o português significam dança com atabaques e casa, respectivamente.  

A Umbanda é uma religião que nasceu no Brasil no ínicio de 1900 e teve forte influência do catolicismo devido ao sincretismo. Além de vertentes da religião católica, a Umbanda traz fortes pontos das religiões de matriz africana e da cultura indígena. O médium Zélio Fernandino de Morais é considerado o anunciador da religião no país. O nome “Umbanda” significa arte da cura. 

  • Orixás 

Para o Candomblé, os orixás são deuses da natureza e ancestrais divinos. Os candomblecistas podem cultuar de 16 a 72 orixás, a quantidade depende do terreiro. Já na Umbanda, orixás são espíritos ancestrais e são apenas nove: Iansã, Iemanjá, Nana Buruquê, Obaluaê / Omulú, Ogum, Oxalá, Oxóssi, Oxum e Xangô. 

Veja famosos que são da umbanda Veja famosos que são da umbanda

  • Culto religioso  

No momento de culto umbandista, o ambiente é preparado para que os espíritos incorporem nos médiuns. No culto do Candomblé, os orixás incorporam nos participantes do culto através da invocação, o ambiente é bem sonoro, com fiéis cantando músicas da religião. 

  • Espíritos 

Para os umbandistas, os espíritos são pessoas que já faleceram e voltam à terra para praticar o bem e a caridade. No Candomblé, estes espíritos são chamados de Egun.

Entenda as diferenças entre Candomblé e Umbanda Entenda as diferenças entre Candomblé e Umbanda

Na umbanda, Exu é uma entidade que incorpora em médiuns e ajuda os umbandistas na evolução. O espírito da entidade remete à proteção. Para o Candomblé, é uma divindade, um orixá. Exu simboliza energias da natureza. 

  • Roupas 

Em ambas as religiões, o uso de roupas brancas é muito comum. Porém existem algumas diferenças em relação às roupas utilizadas nos cultos de cada religião. Além do branco, os candomblecistas também utilizam roupas brilhosas e coloridas específicas de cada Orixá representado. Já na Umbanda, é comum utilizar roupas vermelhas ou pretas em eventos específicos, como gira para Exu ou para Pombagira

  • Iniciação na religião 

Uma pessoa que queira entrar na Umbanda precisa passar por um ritual mediúnico, o batismo pode ser realizado em praias ou cachoeiras e não há obrigatoriedade de reclusão. Já no Candomblé, a pessoa deve ficar reclusa por um período determinado e manter uma vivência regrada por um tempo já estipulado 

9 famosos que são do Candomblé 9 famosos que são do Candomblé

  • Assistência  

No Candomblé, a consulta com búzios é a forma mais direta de comunicação com os deuses. Na Umbanda, o intermédio da comunicação ocorre mais comumente por um médium que incorpora o espírito e direciona o umbandista. 

  • Músicas 

Seguindo a sua origem, as músicas da Umbanda são cantadas em português, com a mistura de trechos africanos. Já no Candomblé, as canções geralmente são cantadas em iorubá ou bimbundu, idiomas de Angola.

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade