Caboclos: conheça entidade indígena da Umbanda

Sábios, eles são guias espirituais e ajudam na proteção da saúde física e espiritual

Foto: iStock

Caboclos

A entidade Caboclo é uma figura espiritual que representa a ancestralidade indígena e a conexão com os povos nativos do Brasil. Os Caboclos são considerados guias espirituais sábios e poderosos.

Foto: iStock / FG Trade

Origem

Segundo crenças, a entidade Caboclo das Sete Encruzilhadas, da linha de Caboclos da Umbanda, incorporou em um médium em 1908, orientando, assim, a fundação da Umbanda como religião.

Foto: Reprodução/Wikipedia

Natureza

Os Caboclos são frequentemente associados a elementos da natureza, como florestas, rios, matas e montanhas. Eles têm um profundo conhecimento das ervas medicinais, das práticas de cura e das tradições indígenas.

Foto: iStock / J Brarymi

Principais

Cada Caboclo tem suas características, personalidade e história, e eles são saudados e homenageados com respeito. Os principais Caboclos são: Caboclo das Sete Encruzilhadas, Caboclo Tupinambá, Cabocla Jurema e Caboclo Arruda.

Foto: iStock / J Brarymi

Manifestação

Ao incorporarem em médiuns, os Caboclos costumam assobiar para afastar as energias negativas e, então, compartilham a sua sabedoria. Geralmente é usado charuto nas sessões.

Foto: Reprodução/Wikipedia

Orientação

Reverenciados como intermediários entre o mundo espiritual e o mundo material, eles são invocados para oferecer orientação espiritual, proteção, conselhos e auxílio em questões de saúde física e espiritual.

Foto: Reprodução/Wikipedia

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock / alejomiranda