Quadrinista é banida do CCXP23 após publicação racista: "Gorila obeso e marrom"
A argentina Patricia Breccia escreveu comentário preconceituoso e teve sua presença cancelada do evento
A quadrinista argentina Patricia Breccia teve sua participação cancelada do evento geek Comic Con Experience (CCXP) por publicar ofensas racistas no seu facebook pessoal. Na segunda-feira, 20, a argentina fez uma publicação na rede social contando que estava sem o telefone porque foi assaltada. De forma preconceituosa, a quadrinista se referiu ao ladrão como "gorila obeso e marrom" e "primata marrom". No texto, Patricia ainda se refere a Javier Milei, presidente de extrema direita recém-eleito da Argentina.
"Olá a todos. Um gorila obeso e marrom, daqueles que abundam no Congourbano, acabou de me roubar o celular. (No coletivo) quero avisar meus contatos do WhatsApp que se receberem alguma mensagem minha agora, não sou eu. O WhatsApp estava aberto quando o primata marrom tirou de mim. Vocês percebem por que era urgente que Milei ganhasse?????", escreveu na publicação.
A organização do Comic Con Experience, maior feira de cultura geek do Brasil, se pronunciou sobre o caso na terça-feira, dia 21. “Decidimos por cancelar o convite anteriormente feito à Patricia Breccia em função de suas declarações recentes, de forma que a referida artista não estará mais presente na CCXP23”, pontuou a empresa no Instagram.
Em comunicado oficial, a editora Risco, que publica as obras da argentina no Brasil, repudiou a publicação racista. “Hoje nos deparamos com declarações racistas feitas pela quadrinista Patricia Breccia em sua conta no Facebook. Repudiamos de forma veemente qualquer atitude ou fala que denote racismo”, afirma a nota.
A CCXP23 acontece em São Paulo do dia 30 de novembro até o dia 3 de dezembro.
-qdq15tsmk6zm.jpg)