Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Programa gratuito abre 30 mil vagas para formação de profissionais em cibersegurança

Iniciativa vai disponibilizar certificados para que os alunos possam ter oportunidades no mercado de trabalho O post Programa gratuito abre 30 mil vagas para formação de profissionais em cibersegurança apareceu primeiro em AlmaPreta.

8 jan 2024 - 15h35
(atualizado às 16h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem mostra um jovem negro com a camisa do Senai estudando diante de um computador.
Imagem mostra um jovem negro com a camisa do Senai estudando diante de um computador.
Foto: Alma Preta

As inscrições para o programa "Hackers do Bem" estão abertas. O curso voltado à formação de profissionais em cibersegurança será ministrado de forma gratuita na modalidade de educação à distância e pretende capacitar 30 mil profissionais.

As aulas serão disponibilizadas a partir do dia 22 de janeiro e a previsão é que a formação seja concluída no fim de 2025. A cada etapa concluída, serão fornecidos certificados para que os alunos possam ter oportunidades no mercado de trabalho.

A iniciativa pretende fazer uma revolução no cenário da cibersegurança no Brasil ao desenvolver recursos humanos no setor, portanto, não é necessário ter experiência para se inscrever no curso.

Apesar de comporem 28% da população brasileira, a presença de mulheres negras na área tecnológica é pequena. Segundo um estudo da PretaLab divulgado em 2022, apenas 11% trabalham em empresas de tecnologia e apenas 3% estão matriculadas no curso de engenharia da computação. A formação gratuita é uma oportunidade para ampliar a estatística.

O programa visa formar estudantes do ensino técnico, médio e superior, abrangendo tanto aqueles que já buscam oportunidades em áreas relacionadas à tecnologia, quanto os jovens sem experiência prévia no campo.

Com o apoio da a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a iniciativa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) oferece cinco trilhas de aprendizado, do Nivelamento à Residência tecnológica, com aulas síncronas — que acontecem em tempo real — e assíncronas.

O projeto também financia projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e promove competições e eventos. Além disso, por meio do Hub Nacional de Cibersegurança, a iniciativa vai conectar alunos, profissionais, laboratórios de pesquisa, startups e instituições para fortalecer o ecossistema brasileiro de cibersegurança.

As inscrições devem ser feitas no site oficial do projeto "Hackers do Bem". 

O post Programa gratuito abre 30 mil vagas para formação de profissionais em cibersegurança apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade