PUBLICIDADE

Participante do 'Mais Você' pede desculpa após episódio de blackface

No 'Jogo de Panelas', Aderrupson Fernandes mudou seu tom de pele para participar do jantar com tema da África

20 mai 2022 17h49
| atualizado às 18h27
ver comentários
Publicidade
Durante o 'Mais Você' desta sexta, 20, o reality 'Jogo de Panelas' teve episódio de blackface e participante usou perfil na rede social para se desculpar.
Durante o 'Mais Você' desta sexta, 20, o reality 'Jogo de Panelas' teve episódio de blackface e participante usou perfil na rede social para se desculpar.
Foto: Rede Globo

Nesta sexta-feira, 20, o participante do Jogo de Panelas, um reality gastrônomico do Mais Você, acabou virando assunto nas redes sociais e na própria edição do programa. O jantar que foi exibido no matinal da Rede Globo tinha como tema a África, e Anderrupson Fernandes mudou o tom de pele para imitar ser negro, algo que é considerado racista e chamado de blackface.

Assim que o participante apareceu na exibição do jantar no Mais Você, Ana Maria Braga pausou o quadro, chamou uma especialista no tema para explicar o erro e advertiu Anderrupson. Após o episódio, ele usou seu perfil no Instagram para se desculpar sobre o ocorrido.

"Fui acometido a uma situação chamada blackface, que eu não conhecia. Dei uma lida rápida, mas vou ser um pouco mais incisivo com mais tempo. Eu quero pedir desculpa, perdão, para qualquer pessoa que se sentiu ofendida por eu ter passado base e mudado meu tom de pele na minha apresentação", disse Anderrupson no início do vídeo.

Em seguida, ele relembrou o dia que Ana Maria e Louro José usaram uma peruca black power para homenagear a causa racial. "A própria Ana Maria Braga caiu nesse erro em 2018 utilizando uma peruca black power. Gente, não foi minha intenção, jamais faria isso para magoar alguém, sou casado com uma mulher negra. Perdão, gente, desculpa, não foi minha intenção. Perdão mesmo", finalizou.

Saiba o que aconteceu no 'Mais Você'

Ana Maria Braga interrompeu a exibição do jantar de Felipe, anfitrião do episódio desta sexta, 20, do Jogo de Panelas para explicar o blackface. A apresentadora mostrou um vídeo da jornalista Rosane Borges, que explica a prática: "Foi um recurso muito utilizado pela aristocracia escravagista que fazia da técnica do blackface uma forma de estereotipar, de negar a humanidade das pessoas negras".

Felipe, anfitrião do jantar África e que é um homem negro, também se pronunciou: "O Anderrupson estava muito legal, mas mais uma vez ele traz a ingenuidade, né? Não precisa se pintar de negro. A gente não brinca de ser negro, a gente é de verdade. A gente tem toda uma história e isso é muito sofrido".

"Esse esclarecimento faz parte da essência do nosso programa e é bom para todo mundo aprender. Tem muita gente que não percebe ainda, mas já está na hora, né? A gente está tentando esclarecer aqui, para que isso não ocorra nas festas e no lugar onde você for […] É um comportamento que não deve se repetir", pontuou Ana Maria Braga.

Estadão
Publicidade
Publicidade