PUBLICIDADE

Amigas de Buba em "Renascer" são trans e drag, é tudo a mesma coisa?

A resposta é não: trans é uma identidade de gênero enquanto drag é uma expressão artística. Saiba mais

16 mai 2024 - 14h04
(atualizado às 15h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Galba Gogóia, Gabriela Medeiros, Felippe Souza e Gabiela Loran, interpretam o quarteto de amigas em "Renascer"
Galba Gogóia, Gabriela Medeiros, Felippe Souza e Gabiela Loran, interpretam o quarteto de amigas em "Renascer"
Foto: Reprodução/Instagram/@gabrielaloran

Nas últimas semanas as atrizes Gabriela Loran, Galba Gogóia e o ator Felippe Souza entraram em cena em "Renascer" interpretando respectivamente Maitê, Natascha e Janaína, como amigas de Buba (Gabriela Medeiros). 

Na trama, Gabriela e Galba, dão vida a duas mulheres trans, já Felippe é uma drag queen. O ator inclusive é mais conhecido fora das telas por sua drag Bianca DellaFancy. 

Assim como suas personagens, Gabriela e Galba são trans ou transgênero. No "guia de orientações sobre identidade de gênero, conceitos e termos", a professora e pós-doutora em psicologia social, Jaqueline Gomes de Jesus explica o termo.

"Transgênero é um conceito 'guarda-chuva' que abrange o grupo diversificado de pessoas que não se identificam, em graus diferentes, com comportamentos e/ou papéis esperados do gênero que lhes foi determinado quando de seu nascimento".

Ou seja, transgênero são pessoas que tiveram seu gênero atribuído a partir da sua genital ao nascer, mas ao longo da vida se reconhecem em outro gênero atribuído ou mesmo a nenhum gênero. 

Este termo "guarda-chuva" engloba diversas identidades de gênero como homens e mulheres trans, travestis, transmasculinos, entre outros. No caso, Gabriela Loran se identifica enquanto mulher trans, já Galba, como travesti.

Qual a diferença entre trans e travesti? Qual a diferença entre trans e travesti?

Mas e a drag queen?

Segundo o dicionário Oxford Language, drag queen é um "homem que se veste com roupas extravagantes tradicionalmente associadas à mulher e imita voz e trejeitos tipicamente femininos, geralmente apresentando-se como artista em shows etc".

Não existe um consenso sobre a criação da drag queen, mas o mais aceito é que o termo é uma abreviação de “dressed as a girl” (“vestido como uma garota"), e surgiu durante o período Elizabetano, quando homens se vestiam de mulheres para espetáculos teatrais que proibiam a presença feminina. 

Há, no entanto, registros de homens vestidos de mulheres em diversas sociedades e culturas ao longo dos séculos, do teatro grego antigo até o teatro Kabuki do Japão do século 17. 

Independente de sua origem, o que se sabe hoje é que drag queen é uma expressão artística, em que qualquer pessoa, independente de seu gênero, idade de gênero ou orientação afetiva sexual pode se expressar. 

Existe uma centena de drag queens de estilos distintos, e Janaína de "Renascer" é uma delas, no caso uma performer que se apresenta em baladas. Pela trama é possível ainda dizer que Janaina é vivida por um homem cigênero gay, assim como seu intérprete Felippe.

"Renascer": quem é Bianca DellaFancy, a amiga Drag Queen de Buba "Renascer": quem é Bianca DellaFancy, a amiga Drag Queen de Buba

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade