PUBLICIDADE

O que é o "Dia da Mulher"? Entenda sua origem

A data é celebrada em 8 de março e é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1975

26 fev 2024 - 17h03
(atualizado às 17h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O Dia Internacional das Mulheres é celebrado em 8 de março e é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1975. Mas a origem da data é atrelada a diversos movimentos pelos direitos das mulheres.

Dia Internacional Das Mulheres
Dia Internacional Das Mulheres
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil / Perfil Brasil

Em 1908, 15 mil mulheres de Nova Iorque realizaram uma marcha, exigindo jornadas de trabalho menores, salários mais justos e direito ao voto. Em 1909, o Partido Socialista da América, movimento operário do qual estas mulheres faziam parte, instituiu o primeiro Dia das Mulheres, data celebrada nacionalmente nos Estados Unidos.

A ideia de torná-la internacional partiu de uma professora e jornalista chamada Clara Zetkin, que era militante revolucionária e lutava pelos direitos das mulheres. O debate aconteceu em uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague, em 1910. Lá, estavam presentes 100 mulheres de 17 países, e a ideia foi aprovada por unanimidade.

E por que 8 de março?

A proposta inicial de Zetkin não tinha data fixa. Só se tornou o dia oficial após a greve de trabalhadoras russas, em 1917.

Em meio à Primeira Guerra Mundial, mulheres russas trabalhadoras de uma fábrica instalaram uma greve, na qual exigiam "pão e paz" - reivindicando a saída do país da guerra e medidas para o fim da fome. Quatro dias após essa greve, o Czar renunciou seu cargo e o governo provisório instalado concedeu às mulheres o direito de voto.

O calendário utilizado pela Rússia, na época, era o juliano. O dia da greve foi 23 de fevereiro, o que corresponde ao dia 8 de março no calendário gregoriano, e por isso, é celebrado nesta data até hoje.

As cores do Dia das Mulheres

Segundo o site oficial do Dia Internacional da Mulher, as cores que simbolizam a data são roxo, verde e branco.

"Roxo significa justiça e dignidade. Verde simboliza esperança. Branco representa pureza, embora seja um conceito controverso. As cores se originaram da União Social e Política das Mulheres (WSPU, na sigla em inglês) no Reino Unido em 1908", afirma o site.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade