PUBLICIDADE

Médica negra comemora primeiro plantão com mãe enfermeira: "Rica do que o dinheiro não compra"

Depois de quatro anos de cursinho, Rayssa Feitosa realizou o sonho de cursar medicina

15 abr 2024 - 11h26
(atualizado às 11h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A médica negra Raysssa Feitosa realizou seu primeiro plantão com a mãe, a enfermeira Ana Patrícia Feitosa. Na rede social X, ela expressou sua emoção.
Rayssa Feitosa com a mãe Ana Patrícia Feitosa, que foi seu exemplo e incentivadora nos estudos
Rayssa Feitosa com a mãe Ana Patrícia Feitosa, que foi seu exemplo e incentivadora nos estudos
Foto: Reprodução: X/rayssafeit

Na rede social X (antigo Twitter), a médica Rayssa Feitosa comemorou seu primeiro plantão como médica formada ao lado de sua mãe, a enfermeira Ana Patrícia Feitosa. Na postagem, que já tem 63 mil curtidas, Rayssa expressou a dificuldade de descrever a importância do momento. 

“Não consigo nem dimensionar em palavras o impacto desse evento. Ela toda bestinha indo a cada 30 minutos perguntar se eu precisava de ajuda. Rica do que o dinheiro não compra. Privilégios? Mereci”, escreveu.

Grande parte do incentivo à educação da médica veio de Ana Patrícia, que só completou o ensino médio após o nascimento de Rayssa. Ela fez cursos e trabalhou com objetivo de realizar o sonho de ingressar na faculdade de Enfermagem.

“Mesmo que ela [mãe] não me falasse diretamente sobre feminismo, ela e minha avó foram os maiores exemplos de feministas que eu tive: mulheres provedoras da família, que eram a cabeça, que resolviam tudo. E minha mãe encontrou na educação uma forma de conseguir prestígio e respeito”, disse Rayssa ao Intercept Brasil.

Após se formar no ensino médio, Rayssa dedicou quatro anos ao cursinho. Com muito esforço e incertezas se iria passar, conquistou uma vaga na faculdade de Medicina, determinada a seguir o caminho que sempre desejou.

“Hoje, eu compreendo o papel que eu ocupo dentro da universidade, de toda minha história, de ter sido a mulher preta que veio da periferia e está ocupando um espaço majoritariamente de pessoas brancas, e que precisa provar o tempo todo que é boa, porque as pessoas já duvidam de você naturalmente”, declarou.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade