De biomédica a astronauta: 8 mulheres negras incríveis para você admirar

Elas estão nas áreas de tecnologia, esportes e até já foram ao espaço

Foto: Reprodução: Instagram/drajaquelinegoes

Mae Jemison

Médica e engenheira, Mae foi a primeira astronauta negra a ir para o espaço. Ela atuou como professora após a carreira de astronauta e criou uma empresa de tecnologia e uma fundação para o ensino de ciências.

Foto: Reprodução/Wikipédia

Jaqueline Goes de Jesus

A biomédica brasileira ganhou destaque ao coordenar a equipe que sequenciou o genoma do vírus da Covid-19 apenas 48h depois da confirmação do primeiro caso no Brasil. Homenageada pela Mattel, ela virou Barbie em uma coleção especial.

Foto: Reprodução: Instagram/drajaquelinegoes

Francia Márquez

Mãe solo e advogada, a colombiana de 42 anos foi eleita, em 2022, vice-presidente da Colômbia, sendo a primeira mulher negra a ocupar o cargo. Ela já trabalhou como empregada doméstica e é ligada ao ativismo social.

Foto: Reprodução: Instagram/franciamarquezm

Aretha Duarte Freitas

A brasileira se tornou, em 2021, a primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do Monte Everest. Aretha é montanhista, guia de alta montanha e empreendedora socioambiental.

Foto: Reprodução: Instagram/aretha_duarte

Dorotea Wilson

Dorotea é um dos grandes nomes do feminismo no Caribe. Ela coordena o movimento Vozes do Caribe, que promove políticas municipais, e a Rede de Mulheres Afro-Latinoamericanas, Afro-Caribenhas e da Diáspora.

Foto: Reprodução/Rede de Mulheres afro-latinas e caribenhas

Sian Proctor

A norte-americana de 53 anos se tornou a primeira mulher negra a pilotar uma nave espacial em 2021. Filha de um ex-engenheiro da NASA, ela é considerada uma “astronauta analógica”, uma pessoa que realiza atividades em condições espaciais simuladas.

Foto: Reprodução: Instagram/drsianproctor

Marian Croak

Em 1982, Marian desenvolveu a tecnologia que possibilitou a comunicação por áudio e vídeo através da Internet. Hoje, ela é vice-presidente de engenharia do Google e trabalha na atualização de softwares como o Google Meet.

Foto: Reprodução/Wikipédia

Shirley Ann Jackson

A física norte-americana de 77 anos é a responsável por criar o identificador de chamadas e a chamada em espera. Shirley também é a primeira mulher afro-americana a ter um doutorado no MIT.

Foto: Reprodução/Wikipédia

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Reprodução: Instagram/drsianproctor