PUBLICIDADE

Estudiantes se pronuncia sobre caso de racismo contra torcedores do Grêmio

Torcedores do clube argentino foram flagrados em imitações de macaco na direção da torcida gremista

24 abr 2024 - 12h58
(atualizado às 16h01)
Compartilhar
Exibir comentários
O comunicado tratou de reforçar seu apoio a campanha da Conmebol, o "Basta de Racismo"
O comunicado tratou de reforçar seu apoio a campanha da Conmebol, o "Basta de Racismo"
Foto: Alejandro Pagni/AFP via Getty Images - Legenda: Confronto terminou com vitória gremista por 1 a 0 / Jogada10

Em virtude de imagens que mostram torcedores do Estudiantes praticando racismo contra a torcida do Grêmio, no embate da Libertadores, o clube argentino emitiu uma nota oficial nesta quarta-feira (24).

A nota da representação de La Plata aborda as mais diferentes formas de punição possíveis para o caso. Além de sanção como impeditivo de comparecer a eventos esportivos, o Estudiantes falou também em penas nas esferas cível e criminal.

7 tipos de racismo para não reproduzir 7 tipos de racismo para não reproduzir

O comunicado do Pincharrata também tratou de reforçar seu apoio a campanha da Conmebol sobre o tema, intitulada como "Basta de Racismo!". Além de, em paralelo, as suas próprias iniciativas de consicentização junto aos sócios do clube.

Confira, na íntegra, a nota do Estudiantes sobre os casos de racismo

O Estudiantes de La Plata iniciou, nesta madrugada, uma investigação e um procedimento administrativo interno para identificar os indivíduos que cometeram ofensas raciais, na partida da última terça-feira à noite, contra o Grêmio.

Além da ação que resultará em uma sanção exemplar para os envolvidos, denunciaremos esse comportamento, que viola leis e pactos internacionais, no sistema de justiça criminal. Disponibilizaremos todas as evidências obtidas para a investigação. Ao mesmo tempo, avaliaremos a possibilidade de iniciar uma ação civil para que os envolvidos assumam a responsabilidade pelos danos que possam ser causados à nossa instituição.

O clube apoia a campanha da Conmebol "Basta de Racismo!" e estamos comprometidos em rejeitar veementemente qualquer ato de racismo como o que ocorreu na noite passada. Continuaremos com nosso trabalho contínuo para conscientizar nossos associados e torcedores e também para punir aqueles que se desviarem do caminho do respeito e do bom comportamento que nos identifica.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar
Publicidade
Publicidade