PUBLICIDADE

Ellia Green: o primeiro medalhista olímpico transmasculino

Jogador de rugby australiano revelou processo em vídeo de liga LGBTQIA+

17 ago 2022 - 13h49
Compartilhar
Exibir comentários
Atleta recentemente adotou um bebê com a parceira
Atleta recentemente adotou um bebê com a parceira
Foto: Divulgação Instagram / Divulgação Instagram

Ellia Green se tornou o primeiro medalhista olímpico a passar por um processo de transição e se assumir publicamente enquanto um homem trans. O anúncio foi feito em um vídeo postado pela "Bingham Cup", o Campeonato Mundial de Rugby LGBTQIA+.

O atleta foi ganhador da medalha de ouro nas Olímpiadas de 2016, no Rio de Janeiro, e de prata nos Jogos da Commonwealth de 2018, na Austrália, pouco antes de anunciar sua aposentadoria. O encerramento da carreira profissional foi, inclusive, o disparador para seu processo de transição. "Uma promessa que fiz a mim mesmo (é) que quando minha carreira no rugby terminasse, eu viveria o resto da minha vida com a identidade, com o corpo que deveria ter", disse ele no vídeo.

Ainda que celebrado por grande parte da comunidade o atleta relatou que sua transição não foi um processo fácil. "Tudo o que você precisa fazer é ligar a TV, olhar nas plataformas de mídia social para ver a quantidade de bullying, dano e discriminação que acontece sobre identidades de gênero. É extremamente prejudicial," explicou. 

Segundo a CNN dos Estados Unidos, Ellia nasceu em Suva, capital de Fiji, antes de ser adotado por uma mãe inglesa e um pai polonês. Neste ano, ele adotou um bebê com sua parceira Nessa. 

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade