PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Bala que matou líder Pataxó partiu de arma de filho de fazendeiro, diz Polícia Civil

Um policial aposentado também foi preso em flagrante durante o ataque; bala que matou líder Pataxó partiu de arma de filho de fazendeiro

25 jan 2024 - 13h26
(atualizado às 14h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Ministra Sônia Guajajara acompanha o sepultamento da Pajé Maria de Fátima Muniz, no Sul da Bahia
Ministra Sônia Guajajara acompanha o sepultamento da Pajé Maria de Fátima Muniz, no Sul da Bahia
Foto: Alma Preta

A perícia feita pela Polícia Civil atestou que a bala que matou a liderança indígena Nega Pataxó, no sul da Bahia, no último domingo, 20, partiu de um revólver encontrado com o filho de um dos fazendeiros envolvidos no ataque. 

O homem foi preso em flagrante no conflito, junto com mais um suspeito. Segundo a imprensa local, o outro preso por abrir fogo contra os Pataxós é um policial aposentado, de 60 anos. 

O diretor regional da Polícia Civil, o delegado Roberto Júnior, informou em entrevista à Agência Brasil que o laudo de microcomparação balística deu positivo e que a polícia já tem indícios suficientes da autoria do crime. 

"Esse laudo pericial foi recebido ontem [terça-feira] e acostado ao inquérito policial, comprovando que o projétil extraído do corpo da vítima foi disparado da arma do jovem apresentado pela Polícia Militar e autuado em flagrante pela Polícia Civil", comentou o delegado.

O caso será encaminhado para a Polícia Federal, responsável por fiscalizar e punir crimes cometidos em comunidades indígenas.

Os dois presos participaram da ação de fazendeiros nomeada "Invasão Zero", que invadiu violentamente o território indígena Caramuru-Catarina Paraguassu, sem respaldo judicial. A invasão levou a um óbito e duas vítimas baleadas, entre outros feridos.

O post Bala que matou líder Pataxó partiu de arma de filho de fazendeiro, diz Polícia Civil apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade