O Pentágono anunciou hoje que não há indícios de envolvimento de um navio dos Estados Unidos no acidente com um submarino russo no Mar de Barents. O submarino Kursk está encalhado no fundo do mar com pelo menos 107 homens a bordo.
Um almirante russo em Moscou relatou à agência de notícias ITAR-TASS que havia sinais de que o submarino nuclear Kursk tivesse sido seriamente avariado depois de uma colisão, mas não deu detalhes sobre como isso teria ocorrido.
"Não temos nenhuma informação sobre o envolvimento de um navio norte-americano no acidente", disse o almirante Craig Quigley, porta-voz do Pentágono.
Ao responder à pergunta sobre se algum submarino norte-americano estava próximo no momento do acidente, disse que um navio dos Estados Unidos estava na área mas "à muita distância do Kursk", que afundou a 100 km ao norte do porto russo de Severomors, a leste da Noruega.
O Kursk integrava a frota russa durante manobra que, normalmente, é acompanhada de perto por militares norte-americanos. A Marinha dos Estados Unidos possui veículos de resgate projetados para resgatar tripulantes de submarinos norte-americanos e da Organização do Atlântico Norte (OTAN). O porta-voz disse não acreditar, no entanto, que estejam adaptados para um submarino russo.Leia mais:
» Resgate do submarino russo tem que acontecer em 48h
» Tripulação de submarino preso recebe oxigênio
» Nenhum submarino dos EUA está envolvido no acidente
» Submarino teria colidido com embarcação estrangeira
» Tripulantes de submarino russo podem estar mortos
» Noruega faz reunião para discutir crise com submarino
» Equipe tem difuldade para resgatar tripulação
» Noruega oferece ajuda em resgate
» Marinha russa nega relatos sobre acidente
» Chances de resgate em submarino russo são poucas
» Principais acidentes de submarinos nucleares
» Confira o Repórter Terra sobre energia nuclear
» Veja a animação