MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Testemunha diz que Concorde tentou pouso de emergência

Terça, 25 de julho de 2000, 17h21min
O Concorde que caiu hoje (25) matando 113 pessoas fez um último esforço para aterrissar antes do acidente, segundo testemunhas. Trabalhadores de um escritório nos arredores do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, contaram que correram para as janelas quando viram o avião da Air France, com um motor esquerdo em chamas, mergulhando em direção ao solo.

"Vi um avião decolando com um motor pegando fogo, provavelmente o esquerdo. Ele tentou virar à esquerda e caiu naquele momento", disse uma testemunha à rádio France Info pouco depois do horário do acidente (11h44 no horário de Brasília, 16h44 em Paris). "Ele tinha acabado de deixar a pista quando vi que um motor estava pegando fogo com chamas muito grandes saindo por trás", disse. "No local do impacto houve uma bola de fogo enorme, seguida de uma enorme nuvem de fumaça negra - tudo o que se via era fumaça".

Sid Hare, piloto da Fedex que estava hospedado em um hotel nas proximidades, disse ter visto chamas enormes saindo de um dos motores do Concorde, que fazia esforço para decolar. "Ele levantou o nariz, então baixou e virou até cair entre uma enorme bola de fogo", disse ele à "CNN". "Parece ter sido uma falha de motor", disse.

Nathalie Wycisk, que trabalha num escritório localizado num prédio que fica ao lado da pista, disse que o avião tentou virar antes de cair. "O piloto percebeu que tinha um problema grave e tentou voltar, mas o avião foi diretamente para o chão", disse. "Quando ele tentou acelerar, pegou fogo atrás. Tudo balançou", disse ela à TV LCI.

O proprietário do Relais Bleu hotel, em Gonesse, disse que o avião não atingiu o hotel por poucos metros, batendo no vizinho Hotelissimo. "Achei que o avião ia aterrissar na minha mesa. Eu o vi se aproximando de mim em chamas. Deixei o telefone e saí correndo", disse à rádio Europe 1.

Ele disse que o dono do Hotelissimo estava bem e que viu um hóspede pulando da janela. "Alguns trabalhadores estavam lá. Acho que estão mortos", disse. "Pensei que meu tanque de combustível tinha explodido", disse Joel Roman, diretor de uma firma de transporte que fica perto do hotel.

Leia mais:
» Concorde cai na França e deixa 113 mortos
» EUA enviam peritos ao local do acidente
» Testemunha diz que avião parecia minibomba atômica
» Alemães, dinamarques e americano estão entre as vítimas
» Concorde enfrenta sua primeira queda
» Air France afirma ter descoberto rachaduras em Concorde
» Os piores acidentes dos últimos 10 anos
» Saiba mais sobre o Concorde

Volta

Reuters Limited - todos os direitos reservados 1999. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.