Mobilidade segura para mulheres na 99: veja como funciona
Com tecnologia e iniciativas inclusivas, a 99 oferece mais segurança e liberdade para passageiras e motoristas parceiras
Mais segurança e liberdade para mulheres na cidade: conheça as iniciativas da 99!
Ir e vir com tranquilidade deveria ser um direito básico de todas as pessoas. Mas a realidade mostra que, para muitas mulheres, o deslocamento pela cidade ainda é um desafio marcado por insegurança e receios.
Pensando nisso, a 99 vem construindo um ecossistema de mobilidade urbana que coloca as mulheres no centro da experiência - seja como passageira ou motorista parceira.
Desde 2019, com o programa 99 Mais Mulheres, a 99 promove iniciativas de empoderamento e empreendedorismo feminino, além de fomentar o debate sobre mobilidade inclusiva.
Agora, com a funcionalidade Mais Segura, passageiras podem ativar com poucos cliques recursos como compartilhamento de rota com contatos de confiança, monitoramento em tempo real e até gravação do áudio da corrida.
Afinal, a tecnologia é uma grande aliada na jornada de deslocamento das mulheres: as inteligências artificiais Pítia e Atena identificam situações de maior vulnerabilidade, como corridas noturnas ou em regiões de bares, e direcionam chamadas para motoristas mulheres ou parceiros mais bem avaliados, além de enviar mensagens preventivas e dicas de comportamento ao motorista designado.
Do outro lado, o pioneiro Botão 99Mulher permite que motoristas parceiras escolham atender apenas passageiras mulheres.
Essas soluções se somam a mais de 50 recursos de proteção disponíveis no app, incluindo um botão de emergência, validação de passageiros e motoristas, além de suporte especializado disponível 24h.
Além disso, parcerias com entidades renomadas como a Think Eva, as Justiceiras, o Instituto Locomotiva e programas públicos ampliam o alcance da 99 na elaboração de novas ferramentas e iniciativas, conscientização e apoio às mulheres vítimas de violência.
Com ações que vão além do carro, da moto e da carona, como pesquisas, cartilhas educativas e convênios que garantem transporte gratuito para atendimento em casos de violência, a 99 reforça seu compromisso: ser parceira das mulheres na construção de uma mobilidade mais segura, diversa e inclusiva.