Script = https://s1.trrsf.com/update-1750097109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Honda estreia motor V3: o primeiro três cilindros em V da história com compressor elétrico e resfriamento a água

Última vez que a Honda teve um motor V3 foi nos anos 80

9 mai 2025 - 09h18
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

No fim das contas, os rumores estavam certos, pois os engenheiros da Honda estão desenvolvendo oficialmente um motor V3, ou seja, com três cilindros em uma configuração mecânica em V a 75 graus. Embora, por enquanto, ele ainda não esteja instalado em nenhum modelo, espera-se que não demore muito para impulsionar uma nova geração de motos esportivas.

Trata-se de um motor totalmente novo e de desenvolvimento recente, equipado com um compressor elétrico, "o primeiro do mundo para motocicletas". Isso reduziria o turbolag ao mínimo, já que, por ser elétrico, não precisa esperar que os gases de escape cheguem à turbina para ser acionado. O principal objetivo desse compressor é ser utilizado em motos de "maior cilindrada".

Embora não se especifique, a marca menciona que esse novo motor foi projetado para "máquinas de maior cilindrada" e foi desenvolvido para ser extremamente fino e compacto. A fabricante japonesa destacou que esse compressor oferece "um alto grau de liberdade na disposição de todos os componentes no espaço limitado disponível em uma motocicleta, além de uma centralização eficiente da massa". Além disso, não é necessário um intercooler ou resfriador para reduzir a sua temperatura.

Sem dúvida, essa é uma façanha mecânica histórica. O último motor V3 da Honda foi o NS400R de dois tempos, na metade dos anos 80. Agora, mais de três décadas depois, a Honda retorna a essa arquitetura V3 em sua linha. A grande dúvida agora é em qual motocicleta o motor será instalado.

...

Veja mais

Matérias relacionadas

O problema do Cybertruck não é o preço, e sim não saber se ele veio direto de um terreno baldio

Quando quis comprar um Tesla, este americano percebeu que receberia um carro que estava vegetando no estacionamento há meses

Companhias aéreas sempre permitirão que você leve um paraquedas no avião; o único problema é que é inútil

Uma das revistas mais importantes dos EUA comprou um Cybertruck por R$ 577 mil para testá-lo por um ano; após várias falhas e uma batida, o preço de revenda despencou

Volkswagen tem plano B caso seu carro elétrico de 20 mil euros não decole: está vendendo mais salsichas do que carros

Xataka
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade