PUBLICIDADE

Lula, na Anfavea: “Por favor, retomem o Salão do Automóvel”

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da inaguração da nova sede da Anfavea e pede retomada do Salão de São Paulo

12 abr 2024 - 20h29
(atualizado às 20h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Lula na nova sede da Anfavea entre Geraldo Alckmin e Márcio de Lima Leite
Lula na nova sede da Anfavea entre Geraldo Alckmin e Márcio de Lima Leite
Foto: Reprodução AutoData / Guia do Carro

O presidente Luís Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira, 12, da inauguração da nova sede da Anfavea, em São Paulo, e fez um pedido ao presidente da entidade, Márcio de Lima Leite: “Por favor, presidente, retomem o Salão do Automóvel”. 

“Eu adoro o Salão, o brasileiro adora o Salão do Automóvel”, disse Lula. “Não é possível que um país do tamanho do Brasil não tenha o seu Salão do Automóvel, ele atrai a atenção do brasileiro, de outros países.” O Salão de São Paulo foi realizado pela última vez em 2018.

Para retomar o Salão do Automóvel, a Anfavea depende da vontade das montadoras, que exageravam nos gastos com shows pirotécnicos e acabaram desistindo da feira devido ao alto custo. Entretanto, os salões estão voltando a acontecer no mundo, ainda que em formatos diferentes em alguns locais, como Munique, na Alemanha.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores estava desde 1975 num imóvel da Avenida Indianópolis, perto do Aeroporto de Congonhas. Grandes decisões foram tomadas lá. A nova sede da Anfavea fica no edifício Berrini One, também na Zona Sul da capital paulista.

Lula destacou que “alguma coisa aconteceu, são 125 bilhões [de reais] em investimentos”.  E completou: “A indústria voltou a ter confiança, a ter segurança jurídica, estabilidade econômica e social”. O presidente enfatizou a necessidade de fazer carros que tenham mercado em outros países.

“Estamos produzindo hoje metade do que produzíamos em 2010. Quem errou? Andamos para trás e é preciso andar para frente sem olhar para trás. Se depender da minha presidência, dos meus ministros, teremos mais emprego, novas tecnologias, mais produção. Temos de aprender a ser grande e ir lá fora vender nossos produtos.”

Na visão de Lula, o Salão do Automóvel é um grande chamariz de turistas, consumidores e até investidores. “Quem quer vender, precisa oferecer”, disse o presidente. “Convidem ministros de outros países, mostrem o que a indústria brasileira tem.”

“Tais investimentos vão proporcionar empregos, vão ser decisivos no processo de descarbonização”, respondeu Lima Leite. “A Anfavea completa 68 anos de história em 2024 sempre com o olhar no futuro e nosso compromisso hoje é trabalhar para voltar ao patamar de 3,8 milhões de veículos/ano, como já tivemos no passado.”

Lula esteve na Anfavea acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin (ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), de Fernando Haddad (ministro da Fazenda) e de Alexandre Padilha (ministro das Relações Institucionais).

Fontes: AutoIndústria e AutoData

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade