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Lucro da Hyundai cai e montadora alerta problemas com vendas

26 jul 2017 - 10h00
(atualizado às 10h19)
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A Hyundai Motor registrou seu menor lucro trimestral em cinco anos, que ficou abaixo das estimativas, e alertou que o segundo semestre de 2017 pode ser desafiador por questões políticas que afetam as vendas na China e pela persistente demanda fraca nos Estados Unidos.

A empresa sul-coreana -que junto com a afiliada Kia Motors é quinta maior montadora do mundo- tem apostado que o lucro vai se recuperar gradualmente, mas seus planos foram interrompidos com a reação da China sobre a decisão de Seul de implantar um sistema antimíssil, o Terminal de Alta Altitude da Área (Thaad) dos Estados Unidos.

Foto: Reuters

A demanda menor nos EUA, segundo maior mercado da montadora após a China, também cobrou seu preço, uma tendência que a empresa sul-coreana alertou que persistirá pelo resto do ano, com seu sedã Sonata perdendo espaço em um mercado dominado por veículos esportivos utilitários (SUVs).

"O ambiente de negócios desafiador deve permanecer no segundo semestre devido a fatores externos negativos, como a desaceleração na demanda dos EUA e a questão da China com o Thaad", disse o diretor financeiro da Hyundai, Choi Byung-chul , em uma conferência de resultados.

Mais cedo nesta quarta-feira, a Hyundai Motor disse que o lucro líquido caiu pela metade no segundo trimestre ante um ano antes, para 817 bilhões de wons (equivalentes a 729,14 milhões de dólares)- sua décima quarta queda consecutiva na comparação anual e o menor desde o primeiro trimestre de 2012. Analistas, em média, esperavam lucro de 1,35 trilhão de wons.

O lucro operacional foi de 1,34 trilhão de wons e as vendas somaram 24,31 trilhões de wons no período.

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