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Já dirigimos: Renault Boreal mostra nova fase da marca no Brasil

Desenvolvido no Brasil, novo Renault Boreal aposta no bom custo-benefício e agrada pelo visual, acabamento interno e comportamento dinâmico

6 nov 2025 - 16h00
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Novo Renault Boreal Iconic 2026
Novo Renault Boreal Iconic 2026
Foto: Rodolfo Buhrer/Renault/Divulgação

Revelado globalmente em julho, o novo Renault Boreal estreia no mercado brasileiro como um dos lançamentos mais importantes da marca francesa no país. Ele chega às lojas em três versões e com preços a partir de R$ 179.990. E nós já dirigimos o novo Renault Boreal. Confira nossas primeiras impressões sobre o SUV médio.

Depois de anos investindo em carros de menor valor agregado, o Boreal é o primeiro carro de porte médio da Renault desenvolvido no país. Produzido em São José dos Pinhais (PR), o SUV faz parte do International Game Plan 2024-2027 da marca francesa, e é o segundo carro feito sobre a plataforma modular RGMP (a mesma base do Kardian e da futura picape Niagara).

Novo Renault Boreal Iconic 2026
Novo Renault Boreal Iconic 2026
Foto: Rodolfo Buhrer/Renault/Divulgação

O Renault Boreal também chega como um carro global, já que será vendido no Brasil e exportado para outros 17 países da América Latina. Ele também será produzido em Bursa (Turquia), de onde chegará a outros 54 mercados da África, Oriente Médio e Europa Oriental. 

Destaques do Renault Boreal

  • Visual moderno e equilibrado
  • Três versões: Evolution (R$ 179.990), Techno (R$ 199.990) e Iconic (R$ 214.990)
  • Acabamento mais refinado e itens inéditos na linha Renault no país
  • Ótimo espaço interno

O que gostamos  

O visual é um dos destaques do novo Renault Boreal. Desenvolvido pelo time de design e engenharia brasileiros em parceria com a equipe da Renault na França, o Boreal tem linhas modernas e equilibradas. A cor de lançamento, Azul Mercure, é um show à parte. Na parte frontal, o destaque fica para os faróis bipartidos com luzes em LED e a grade com detalhes na cor da carroceria.

Novo Renault Boreal Iconic 2026
Novo Renault Boreal Iconic 2026
Foto: Rodolfo Buhrer/Renault/Divulgação

Na lateral, a versão topo de linha também traz rodas de 19” com acabamento diamantado, rack de teto, pintura biton contrastante e as maçanetas das portas traseiras posicionadas próximas à janela. Na parte de trás, as lanternas em LED são finas e invadem a tampa do porta-malas, que também abriga a placa. 

Medindo 4,56 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,65 m de altura, o Renault Boreal é um pouco maior do que o Jeep Compass. O entre-eixos é de 2,70 m, e o porta-malas leva bons 522 litros. 

Novo Renault Boreal Iconic 2026
Novo Renault Boreal Iconic 2026
Foto: Rodolfo Buhrer/Renault/Divulgação

O espaço interno também é excelente para cinco pessoas, assim como o acabamento. Há superfícies emborrachadas no painel e na parte superior das portas dianteiras, além de detalhes metalizados e iluminação ambiente com 48 cores. O destaque fica para o painel digital e a central multimídia, ambos com telas de 10” e com boa visualização.

O Boreal é o primeiro carro feito no Brasil com o sistema Google Automotive Services, que inclui aplicativos e serviços de forma integrada ao veículo. Na versão topo de linha, o SUV conta com confortáveis bancos em couro na cor azul e com ajustes elétricos para o motorista e passageiro. Para o condutor, também há a função de massagem. O sistema de som da Harman-Kardon com 10 alto-falantes também tem ótima qualidade e equalização.

Novo Renault Boreal Iconic 2026
Novo Renault Boreal Iconic 2026
Foto: Rodolfo Buhrer/Renault/Divulgação

Ao volante, o novo Renault Boreal é um carro muito bem acertado dinamicamente. A posição de dirigir é mais elevada, e a suspensão filtra bem os impactos. Mesmo em velocidades mais elevadas, o Boreal não inclina muito a carroceria, embora o vento lateral se faça presente pelo ruído entre os retrovisores. Ao acelerar, o Boreal também responde de forma rápida.

O que pode melhorar  

Com preços entre R$ 179.990 e R$ 214.990, o novo Renault Boreal estreia em uma das faixas mais concorridas do mercado brasileiro atualmente. Nela, é possível encontrar modelos de diferentes categorias e com opções de motorização a combustão (flex ou não), híbridas ou elétricas.

Sob o capô, todas as versões do Renault Boreal chegarão ao mercado brasileiro com o motor 1.3 turbo flex com injeção direta de 163 cv e 270 Nm de torque, sempre associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem úmida e seis marchas do Kardian. O desempenho é bom, com 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e velocidade máxima limitada a 180 km/h. 

No entanto, sentimos falta de uma versão híbrida, que poderia oferecer números de desempenho e de consumo ainda melhores do que a média de 11 km/l com gasolina que obtivemos em nosso teste. Além disso, ela também deixaria a disputa de igual para igual contra os modelos chineses da mesma faixa de preços (BYD Song Pro, GWM Haval H6 e Leapmotor C10).

Novo Renault Boreal Iconic 2026
Novo Renault Boreal Iconic 2026
Foto: Rodolfo Buhrer/Renault/Divulgação

Mas essa situação já tem data para mudar: a Renault confirmou que o Boreal terá versões eletrificadas em breve. Por outro lado, ainda não confirmou qual tipo de motorização híbrida ele terá (leve, pleno ou plug-in), e nem a data de lançamento. 

Veredito

O nosso primeiro contato ao volante do novo Renault Boreal foi bem positivo, e mostrou que a marca francesa aposta bem alto no sucesso do SUV, que agrada em aspectos como o design, pelo acabamento e comportamento dinâmico, além do bom custo-benefício quando comparado aos rivais de marcas tradicionais (Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos). Por outro lado, o Boreal poderia ter ainda mais vantagem caso já chegasse ao mercado com motorização híbrida. 

Novo Renault Boreal Iconic 2026
Novo Renault Boreal Iconic 2026
Foto: Rodolfo Buhrer/Renault/Divulgação

Ficha técnica

Renault Boreal Iconic 1.3T 2026:

  • Motor: 1.3 turbo flex
  • Potência: 163 cv (etanol) / 156 cv (gasolina)
  • Torque: 270 Nm
  • Câmbio: Automatizado de dupla embreagem e seis marchas banhado a óleo
  • 0 a 100 km/h: 9,5s
  • Velocidade máxima: 180 km/h (limitado eletronicamente)
  • Porta-malas: 522 litros
  • Rodas: 19”
  • Direção: elétrica
  • Peso: 1.438 kg
  • Consumo: Gasolina: 11,2 km/l (cidade) e 13,6 km/l (estrada) / Etanol: 7,8 km/l (cidade) e 9,4 km/l (estrada)
  • Freios: Discos ventilados na dianteira (296 mm) e  traseira  (280 mm) com sistema antitravamento (ABS)
  • Suspensão: McPherson (dianteira)/ Eixo de torção (traseira)
  • Preço: R$ 214.990
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