Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Frete rodoviário fica mais caro com novo reajuste do governo

Preço do diesel S10 sobe 13% e aciona gatilho previsto em lei, com aumentos de até 7%

22 mar 2026 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ligada ao governo federal, atualizou os valores dos pisos mínimos de frete do transporte rodoviário de cargas após a alta no preço do diesel. A medida foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (13).

Via Dutra já testa tecnologia da pesagem de caminhões em movimento
Via Dutra já testa tecnologia da pesagem de caminhões em movimento
Foto: CCR Rio-SP/Divulgação / Estadão

O reajuste ocorre em cumprimento à Lei nº 13.703/2018, que prevê a atualização da tabela sempre que houver variação superior a 5% no preço do combustível, um mecanismo conhecido como "gatilho".

De acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do diesel S10 ao consumidor ficou em R$ 6,89 por litro entre os dias 8 e 14 de março de 2026. O valor representa alta acumulada de 13,32% em relação ao último reajuste, quando o combustível era cotado a R$ 6,08 por litro.

Com o acionamento do gatilho, os pisos mínimos de frete foram reajustados conforme o tipo de operação. No transporte de carga lotação, o aumento médio foi de 4,82%. Já para veículos automotores de carga, o reajuste foi de 5,57%. No segmento de carga lotação de alto desempenho, a alta chegou a 6,15%, enquanto veículos de alto desempenho tiveram elevação de 7%.

Pela legislação vigente, a ANTT deve revisar a tabela a cada seis meses ou sempre que a variação do diesel ultrapassar o limite estabelecido. A norma define os valores mínimos por quilômetro rodado, considerando o número de eixos, a distância percorrida e as características da carga.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade