Avião de passageiros mais vendido do mundo está se aproximando da aposentadoria e seu sucessor será "radicalmente diferente"
A Airbus já começou a mostrar quais tecnologias vão definir o sucessor do A320: inteligência artificial, asas que imitam o movimento dos pássaros, novos materiais e motores que parecem coisa de ficção científica.
A cada segundo, um avião da Airbus decola em algum lugar do mundo, explica o engenheiro Bruno Fichefeux durante uma conferência que quer traçar os rumos do futuro da aviação. O evento foi organizado pela própria Airbus. O A320, modelo da empresa, já deixou para trás o lendário Boeing 737 em número de pedidos.
Mesmo que a Airbus ainda vá continuar produzindo esse sucesso por mais alguns anos, a tecnologia por trás dele já está ultrapassada. Recentemente, o consórcio europeu de aviação revelou no que vem trabalhando há mais de 10 anos: o projeto chamado Future Aircraft. Apesar disso, o novo jato pensado para ser o novo padrão do mercado nem é o mais inovador da lista.
A Airbus ainda guarda algo na manga que ela mesma compara ao lendário jato supersônico Concorde — mas dessa vez com um tom de alerta e preocupação.
A grande aposta da aviação europeia
Durante uma apresentação, a Airbus compartilhou sua visão de futuro para a aviação — ou, pelo menos, os primeiros contornos dela. O conceito descreve uma aeronave de fuselagem estreita, também chamada de "Single Aisle", melhor em todos os aspectos, mas com foco especial na sustentabilidade. A ideia é que ela transporte mais ou menos o mesmo número de passageiros que os modelos A320 de médio alcance, algo entre 150 e 220 pessoas, em rotas de alguns milhares de quilômetros.
Os engenheiros da Airbus já estão trabalhando nesse novo jato há mais de dez anos. A previsão é que ele comece a voar no final da década de 2030, usando um tipo...
Matérias relacionadas
NASA sempre envia foguetes, satélites e telescópios, mas também balões que dão a volta ao mundo