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Avião de passageiros mais vendido do mundo está se aproximando da aposentadoria e seu sucessor será "radicalmente diferente"

A Airbus já começou a mostrar quais tecnologias vão definir o sucessor do A320: inteligência artificial, asas que imitam o movimento dos pássaros, novos materiais e motores que parecem coisa de ficção científica.

24 jun 2025 - 10h16
(atualizado às 14h25)
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Foto: Xataka

A cada segundo, um avião da Airbus decola em algum lugar do mundo, explica o engenheiro Bruno Fichefeux durante uma conferência que quer traçar os rumos do futuro da aviação. O evento foi organizado pela própria Airbus. O A320, modelo da empresa, já deixou para trás o lendário Boeing 737 em número de pedidos.

Mesmo que a Airbus ainda vá continuar produzindo esse sucesso por mais alguns anos, a tecnologia por trás dele já está ultrapassada. Recentemente, o consórcio europeu de aviação revelou no que vem trabalhando há mais de 10 anos: o projeto chamado Future Aircraft. Apesar disso, o novo jato pensado para ser o novo padrão do mercado nem é o mais inovador da lista.

A Airbus ainda guarda algo na manga que ela mesma compara ao lendário jato supersônico Concorde — mas dessa vez com um tom de alerta e preocupação.

A grande aposta da aviação europeia

Durante uma apresentação, a Airbus compartilhou sua visão de futuro para a aviação — ou, pelo menos, os primeiros contornos dela. O conceito descreve uma aeronave de fuselagem estreita, também chamada de "Single Aisle", melhor em todos os aspectos, mas com foco especial na sustentabilidade. A ideia é que ela transporte mais ou menos o mesmo número de passageiros que os modelos A320 de médio alcance, algo entre 150 e 220 pessoas, em rotas de alguns milhares de quilômetros.

Os engenheiros da Airbus já estão trabalhando nesse novo jato há mais de dez anos. A previsão é que ele comece a voar no final da década de 2030, usando um tipo...

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