Capa
Seções
NOTÍCIAS

DOWNLOAD

ANÁLISES

COMPRAS

BOLETIM

WIRED NEWS

IDG NOW!

PC WORLD

ZDNET

AJUDA

COLUNISTAS


 digite + enter

Arquivo


10/05/2000
SENNA X SENNA
Agência RBS

LEIA TAMBÉM
LEVARAM MEU PONTOCOM

NORMAS EVITAM O CAOS NO PAÍS

EMPRESAS TROCAM O NOME

SENNA X SENNA

É FÁCIL SOLICITAR O REGISTRO DO DOMÍNIO

O ENDEREÇO É GRÁTIS PARA QUEM NÃO PODE PAGAR

PROBLEMA NO FANZINE

O estudante de Análise de Sistemas Vagner Senna, de 20 anos, entregou o endereço www.senna.com.br para a Ayrton Senna Promoções e Empreendimentos. A empresa, que cuida da imagem do campeão falecido em 1994, entrou com uma ação na justiça para recuperar o domínio registrado por Vagner quando comandava uma BBS com o mesmo nome.

– Registrei o endereço para ter acesso a e-mail para a BBS e para colocar conteúdos de meu interesse – diz o estudante.

A Ayrton Senna Produções acionou o rapaz quando tomou conhecimento do conteúdo da página, que tinha banners (espaços de anúncios) de home pages pornográficas. Segundo André Medrado, advogado da empresa, o domínio era acessado por pessoas do mundo inteiro, o que denegria a imagem do piloto. Vagner então mudou o conteúdo do site, colocando informações familiares, mas acabou entregando o domínio para a Ayrton Senna Promoções. Segundo ele, os custos do processo eram altos, e a falta de jurisprudência no assunto tornou a briga arriscada demais. Hoje, o endereço www.senna.com.br está bloqueado.

POLÍTICOS PERDEM AS MARCAS

» Os domínios www.fhc.com.br e www.lula.com.br pertencem à empresa LengNet Tecnologia, de São Paulo.Fernando Leng,diretor da empresa, registrou os endereços em 1998, antes das eleições. Ao digitar qualquer um deles, o internauta é direcionado para um site chamado Eleições 98, que contém apenas a biografia de Lula e FHC e links para as páginas do PT e do PSDB. Leng explica que pretendia prestar um serviço e chamar atenção para a sua empresa. – Queríamos aproveitar que muitos usuários navegam chutando um endereço provável – diz Leng. A Lengnet também registrou o www.joqueiclube.com.br. No local existe apenas um texto sobre um jóquei clube no interior de Pernambuco e oito links para produtos da LengNet

» A empresa Plastipel, de Porto Alegre, registrou o domínio www.grêmio.com.br em 1998. O responsável, Alex Wojtowicz, diz que a intenção era criar um site em parceria com o clube, o que não ocorreu. Não há nada hospedado no endereço atualmente, e Wojtowicz diz que não tem planos para criar uma página. – Na época, pensamos em traba-lhar com o clube, mas não nos preocupamos em deixá-los registrar o domínio. Afinal, além de ser um clube, grêmio também é uma palavra genérica – explica Wojtowicz. Também são dele os domínios www.soundblaster.com.br, que é uma marca de placas de áudio para PCs e www.mirabilis.com.br , a ex-fabricante do comunicador ICQ.

» O técnico em processamento de dados Juliano Primavesi fez, há um ano e meio, o registro do do endereço www.scinternacional.com.br. Gremista convicto, ele explica que pretendia vender o domínio para o clube, no que não teve sucesso. Primavesi, de 19 anos, não tem interesse em produzir conteúdo para o arqui-rival de seu time. Por isto, o endereço vai continuar vazio. Sua estratégia deu certo em uma ocasião, quando vendeu o domínio www.nacional.com.br para o Grupo Sonae, detentor da rede Nacional de Supermercados. O Internacional já garantiu o domínio www.internacional.com.br, e está desenvolvendo um portal colorado. – É um endereço que identifica bem mais o time – garante o vice-presidente de comunicação do Inter, Eduardo Lima e Silva.

Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.