|
10/05/2000
EMPRESAS TROCAM DE NOME
Agência RBS
As empresas que estão transferindo seus negócios para a rede de computadores vêm tendo surpresas desagradáveis, como descobrir que a sua marca, no ciberespaço, já foi registrada por um desconhecido. O problema se repete em todos os países com maior ou menor freqüência. Nos Estados Unidos, onde disputas por marca são uma rotina desde os primórdios da Internet, a opção tem sido por alterar o nome e a imagem.
A tática é um esforço para manter a mesma identidade, tanto no mundo real quanto no virtual, pois qualquer diferença, por menor que seja, pode passar a impressão de que as políticas são diferentes, explicou o consultor Griffin Stenger, da Concept Farm, de Nova York, para o jornal San Francisco Examiner.
Preston Dodd, um analista da Jupiter Communications, acredita que a longo prazo Internet e negócios serão sinônimos e, por isso, os domínios são cada vez mais importantes. O problema é que está cada vez mais difícil encontrar um nome sugestivo que já não tenha sido registrado. Desta forma, a alternativa para algumas empresas norte-americanas que não estão dispostas a pagar milhares de dólares por um domínio, é a de descobrir um domínio disponível e, partir daí, criar uma nova identidade visual.
Um exemplo é o da WiredOrg.com, uma fornecedora de produtos de segurança para a rede, que tentou registrar um endereço com o seu nome anterior, Digital Triangle. No ciberespaço, o domínio já pertencia a uma pessoa que aceitava negociá-lo, mas estabeleceu o patamar de US$ 100 mil para dar início às conversações. O preço assustou, e os proprietários da Digital Triangle resolveram mudar o nome da empresa. Decidiram-se por WiredOrg.com depois de tentar outros 100 nomes, todos já registrados.
|