DISSECANDO O CÓDIGO
Luciano Ramalho
Agora vamos acompanhar, linha por linha, como o interpretador executou o programa. Essa é a atividade mais importante para desenvolver você como programador ou programadora. Você precisa aprender a ler um programa e simular mentalmente que acontece dentro do computador. "Quando você aprender a se colocar no lugar do computador ao ler um programa, estará pronto, Gafanhoto".
Linha 1: O sinal # indica comentário. Tudo o que aparece em uma linha a partir desse sinal é ignorado pelo interpretador Python. Neste caso, o comentário explica para nós, humanos, o propósito do programa. Note que o comentário não aparece para o usuário final quando o programa é executado. Comentários servem apenas para ser lidos por outros programadores.
Linha 3: O velho comando print é usado para escrever o tÃtulo "Balanco de despesas domesticas" na tela do usuário.
Linha 4: O comando raw_input exibe a pergunta "Quanto gastou Ana?", aguarda uma resposta e armazena na varÃavel ana.
Linha 5: O mesmo comando é usado para guardar os gastos de Bia na variável bia.
Linha 6: Aqui é calculado o total. Note o uso da função float. Acontece que a função raw_input não retorna números, e sim strings. Como vimos no capÃtulo anterior, o operador "+" tem efeitos diferentes quando aplicado a strings; em vez de somar, ele concatena ou junta os textos. Nesse caso, se ana é ‘10’ e bia é ‘20’, ana + bia seria ‘1020’. Para realizar a soma, precisamos antes transformar as strings em números, o que é feito pela funções float ou int. Nesse caso, usamos float porque não vamos nos limitar a aceitar números inteiros.
Linha 7: O total é exibido, com o auxÃlio do operador % que insere o valor na posição assinalada pelos caracteres %s dentro da mensagem. O código %s faz com que Python transforme o número em string.
Linha 8: Cálculo da média. Como ambos os valores são float, o resultado será preciso (se fossem inteiros, o resultado também seria forçado a ser inteiro, o que nesse caso levaria a erros do tipo).
Linha 9: Mostramos a média, usando a mesma técnica da linha 7.
Experimente rodar o programa algumas vezes. Note que não é um programa muito robusto: se você não digitar coisa alguma e teclar [ENTER] após uma das perguntas, ou responder com letras em vez de números, o programa "quebra". No próximo capÃtulo aprenderemos a lidar entradas inesperadas.

» Um programa mais esperto »
Copyright © 1999 MAGNET
|