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APRENDA A PROGRAMAR - CAPÍTULO 3
Luciano Ramalho

Depois de dois capítulos bem básicos, é hora de engatar uma segunda e começar a criar programas mais dignos desse nome. Não vamos desprezar o que fizemos até aqui, digitando diretamente na deixa do interpretador Python.

Ao contrário: tenha sempre em mente que você pode usá-lo para esclarecer aquela dúvida rápida ou mesmo localizar um bug escondido em um sistema complexo. A maioria das outras linguagens não oferece um ambiente para execução imediata de comandos como o Python. Uma exceção famosa é a linguagem Logo, onde o interpretador interativo serve justamente para facilitar a aprendizagem da programação por tentativa e erro.

Mas a partir de agora vamos atacar programas mais extensos, e não vamos querer digitá-los linha por linha no modo interativo. Em vez disso, vamos escrever os comandos em um editor de textos, salvar o arquivo, e mandar o interpretador Python ler o programa salvo. MAGNET

» Rodando programas no IDLE »

Copyright © 1999 MAGNET

Copyright © 1999 MAGNET
Introdução

Rodando programas no IDLE

Navegando pela linha de comando

Testando e ASCII art

Seu primeiro programa interativo

Dissecando o código

Um programa mais esperto

Tudo sobre o if

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