Capa
Seções
NOTÍCIAS

DOWNLOAD

ANÁLISES

COMPRAS

BOLETIM

WIRED NEWS

IDG NOW!

PC WORLD

AJUDA

COLUNISTAS


 digite + enter


TESTANDO NO SISTEMA
Luciano Ramalho

Meu ambiente favorito para rodar programas em Python é a própria linha de comando do sistema operacional. Não costumo usar o editor do IDLE, mas sim o TextPad, um excelente editor de textos sobre o qual você pode ler mais no site da MAGNET. Seja qual for o editor que você usa, o importante é salvar o arquivo como texto ASCII puro. O Notepad do Windows pode é melhor que Word para esse fim. No Linux, vi, joe, pico e emacs são alguns editores ASCII bastante comuns. Entre esses, prefiro o emacs. Uma vez digitado e salvo o arquivo, você precisa executá-lo a partir da linha de comando do seu sistema.

Quem usa Linux ou já está habituado ao DOS, pode seguir até a próxima seção, ASCII art.

ASCII art

No Windows, para executar o programa, digite esse encantamento (supondo que você fez tudo conforme descrito na seção acima, ou fez tudo diferente mas sabia o que estava fazendo):

C:\Arquivos de programas\Python\Curso>..\python egotrip.py

Os sinais ..\ na frente do comando python servem para dizer ao DOS para executar um programa que está no diretório anterior no caminho atual. Assim, acionamos o programa python.exe que está na pasta C:\Arquivos de programas\Python.

No Linux, você precisará chegar até o diretório que contém o exemplo, e digitar:

>python egotrip.py

Ou, se isso não funcionar, tente algo como segue (o comando exato vai depender da sua instalação):

>/usr/local/bin/python egotrip.py

Bom, deu trabalho mas chegamos. E como você deve ter notado, a execução do programinha foi bem mais veloz que no IDLE (em meu computador, menos de 1 segundo, em vez de 10).

Agora vamos fazer uma pequena mudança no programa egotrip que terá um grande efeito. Para fazer essa alteração, no Windows o modo mais rápido é segurar a tecla [ALT] e pressionar [TAB] até que o ícone do editor do IDLE identificado pelo nome do arquivo egotrip.py esteja selecionado. Então solte a tecla [ALT], que o editor aparecerá sobrepondo-se às demais janelas. Agora vamos modificar o programa egotrip. Ao final da segunda linha, digite uma vírgula. O seu programa deverá ficar assim:

--
for i in range(100):
    print 'Luciano ',
print 'e seus Camargos'
--

Salve com [CTRL]+[S] e rode o programa novamente. Tecle [F5] para rodar no IDLE, ou siga esses passos para testar no DOS:

[ALT][TAB] até voltar ao prompt do DOS

[^] (seta para cima) para fazer o doskey repetir o comando ..\python egotrip.py

[ENTER] para executar o comando acima.

10 entre 10 programadores que usam a plataforma Windows têm muita prática com a sequência [ALT]+[TAB], [^], [ENTER]. Logo, logo, em sua primeira sessão de caça a um bug, você terá oportunidade de praticar bastante.

Nesse caso, é interessante testar o programa tanto no IDLE quanto na linha de comando. Você verá que os resultados são bem diferentes. Experimente e tente explicar porquê.

Como exercício final, subsitua o argumento 100 da função range pelo número 1000, e rode o programa novamente (não recomendo usar o [F5] do IDLE dessa vez; será bem demorado). Tente acrescentar ou retirar letras do seu nome. O efeito será diferente. Bem vindo ao mundo da expressão artística com caracteres de computador. MAGNET

» Seu primeiro programa interativo »

Copyright © 1999 MAGNET
Introdução

Rodando programas no IDLE

Navegando pela linha de comando

Testando e ASCII art

Seu primeiro programa interativo

Dissecando o código

Um programa mais esperto

Tudo sobre o if

Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.