A indústria fonográfica já está desconfiada de que a promessa feita pela Napster na sexta-feira, de bloquear o acesso a mais de um milhão de músicas protegidas por copyright, não passe de uma jogada para evitar o fechamento imediato da empresa.Durante o fim-de-semana, período em que as músicas seriam descartadas do sistema de busca conforme o prometido, tanto as 100 mais da Billboard quanto músicas de Metallica e Dr. Dre podiam ser facilmente achadas. A Napster tinha anunciado que essas faixas estariam entre as primeiras a ser bloqueadas.
A Recording Industry Association of América – Riaa, associação formada pelas grandes gravadoras, também teme que o bloqueio do Napster seja feito apenas pelo nome da música ou do artista, bastando uma simples alteração para burlar o sistema.
A demora em colocar em funcionamento o bloqueio pode influir na decisão da juíza Marilyn Patel. Ela pode decidir pelo fechamento imediato do sistema a qualquer momento, confirmando seu próprio veredicto anunciado em julho do ano passado.
A Napster se justificou perante seus usuários através de uma mensagem postada em seu site, em que diz ser preferível o bloqueio de certas músicas ao fechamento total das atividades da empresa durante o período de transição para o serviço por assinatura.