Vida na fazenda inspira games dos consoles às redes sociais
Os videogames e computadores têm processadores, placas e memória cada vez mais potentes. Uma vez na frente destas máquinas, muitos gamers se transportam para um ambiente sem tecnologia nenhuma: a fazenda. Títulos que reproduzem a vida rural são cada vez mais recorrentes.
O último a ser anunciado é o detalhista Farm Simulator. Com colhedeiras, tratores, caminhões e carros de carga o jogo traz a lida no campo como é hoje em dia. Com um braço online, o jogador pode vender e trocar itens de sua propriedade com outros usuários.
Contudo, a vida no campo é geralmente o aspecto mais explorado por esses games. Talvez o mais conhecido e que melhor abordou essa característica foi Harvest Moon. No jogo, o gamer tinha que administrar uma fazenda de maneira artesanal e ainda se relacionar com as propriedades vizinhas e com os moradores da cidadezinha próxima.
Além de colher, manter os animais e pescar, o jogador tinha que participar de "festivais" para socializar e, eventualmente, casar com uma das moças da cidade, a que ele achasse mais agradável, claro, se ela concordasse.
No quesito popularidade, o que mais foi pra frente foi o FarmVille. Usando a popularidade do Facebook, o jogo foi febre e teve milhões de jogadores, e outros milhões de pedidos e requisições enviadas para contatos de usuários.
Farming Giant (de PC), Farm Kingdom (game online) e Farm Life Sheep Village (game online) são outros jogos que exploram a vida na fazenda.