PUBLICIDADE

Vale a pena jogar eFootball 2022?

Game de futebol da Konami tem partidas sem mérito

5 out 2021 14h55
ver comentários
Publicidade
eFootball é sucessor de PES
eFootball é sucessor de PES
Foto: Konami / Divulgação

Existe um ditado popular que diz "de graça até injeção na testa", indicando que as pessoas normalmente aceitam qualquer coisa, desde que seja gratuita. Seria este o caso de eFootball 2022, jogo serviço de futebol da Konami, lançado no último dia 30 de setembro.

Lançado com conteúdo simplificado, quase uma demonstração do que pode ser o novo game de futebol, eFootball levantou muitas queixas dos fãs de longa data da marca, irritados tanto pelos gráficos questionáveis quanto por problemas técnicos do jogo. E aí, para que você não precise "gastar" sua internet fazendo isso, o Game On resolveu testar o eFootball 2022 para saber se vale a pena jogar o game atualmente.

O veredito é que, no momento, a única coisa boa sobre eFootball é o fato dele ser gratuito.

Gráficos ruins, jogabilidade...?

Gráficos de eFootball deixaram os fãs indignados
Gráficos de eFootball deixaram os fãs indignados
Foto: eFootball 2022 / Reprodução

eFootball 2022 já no dia 30 de setembro conseguiu marcas extremamente negativas, se tornando, em menos de 24 horas, o jogo com a menor nota de usuários na Steam. Além disso, o game da Konami se tornou uma piada nas redes sociais com os jogadores postando imagens dos gráficos questionáveis de eFootball 2022.

Tudo bem, as piadas e críticas são válidas, mas um Lionel Messi deformado não quer dizer que o game teria uma jogabilidade ruim. Seria como julgar um livro pela capa. Mas os problemas de eFootball vão muito além disso.

O jogo da Konami apresenta partidas offline truncadas, com respostas de comandos extremamente lentas, além de irritantes partes da partida onde não se pode pular e devemos assistir a animação do goleiro pegando a bola para um tiro de meta. Pelo menos, nas partidas offline o jogador sentirá mérito em suas vitórias, porque marcar gols significa superar a lentidão de resposta aos controles em cima de uma inteligência artificial.

Já nas partidas PvP (jogador contra jogador), a sensação que eFootball 2022 proporciona é a de que a sorte impera nos resultados finais. As partidas online da plataforma são simplesmente horrendas de se assistir, com diversos erros inexplicáveis sendo cometido pelos dois lados. É difícil viver uma situação de gol em que não tenha ocorrido um erro causado pela deficiência do jogo. Se você vence é porque o game não permitiu que seu adversário executasse o que ele queria, e vice-versa.

eFootball 2022 é uma demo

Fora as questões de jogabilidade, vale a pena dizer que eFootball 2022 é uma demo que a Konami lançou como jogo. Existem apenas poucos times e estádios disponíveis e somente dois modos de jogo: partidas offline e partidas online 1x1, sem ranking ou qualquer coisa do tipo, onde você escolhe um time já predefinido para jogar.

Atualmente o jogo está completamente inacabado e, sendo um jogo serviço gratuito, é difícil compreender o motivo de ter sido lançado dessa forma, uma vez que não precisaria disputar números de vendas com o concorrente direto, FIFA 22, da EA Sports.

Substituto de PES, eFootball 2022 é criticado na web:

Com tudo isso em mente, eFootball 2022 é uma verdadeira bomba. Porém, ainda sendo uma bomba, é uma bomba gratuita. No Brasil não são todos que podem dispensar R$ 300 para comprar um FIFA 22. eFootball 2022 pode valer a pena para quem quer matar a vontade de jogar um simulador de futebol de forma descompromissada e sem gastar nada.

A torcida é que eFootball 2022 siga os passos de jogos como No Man's Sky, que foi lançado causando grande decepção, mas conseguiu se recuperar e, hoje, é um dos melhores jogos serviço presentes no mercado.

Gratuito para jogar, eFootball 2022 está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S. O jogo chegará aos celulares nos próximos meses.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade