PUBLICIDADE

Ready For, o recurso que transforma seu Motorola num PC

O Ready For é excelente para viajar e deixar o seu notebook em casa, pois transforma o smartphone Motorola com 5G num computador

20 out 2021 15h33
| atualizado em 21/10/2021 às 19h10
ver comentários
Publicidade
Foto: Motorola

O Ready For é uma tecnologia desenvolvida pela Motorola que tem um propósito muito interessante: transformar o seu smartphone em um computador. Mesmo já existindo recursos de espelhamento de tela para TVs e notebooks, por exemplo, o modo promete mais estabilidade e funcionalidades para o usuário. 

Como funciona?

A proposta do Ready For consiste em utilizar o smartphone para simular a experiência de usar um computador desktop, precisando apenas do smartphone, um cabo e uma TV. Essa opção é excelente para quem precisa viajar e gostaria de deixar o notebook em casa ou no trabalho. Também é ideal para curtir jogos e filmes em qualquer lugar, independente de você se conectar numa TV smart ou não.

A diferença entre espelhar a tela e o Ready For é que ele cria uma interface com todos os seus aplicativos, deixando-o mais próximo possível de um computador convencional. Assim, passamos de uma experiência mais limitada dentro do smartphone para um leque de opções completo de navegação.

Foto: Motorola

Essa integração funciona com um cabo USB Tipo-C para HDMI, que será conectado simultaneamente em seu celular Motorola e no monitor ou na TV que você deseja utilizar. Há também a possibilidade de usar esse HUB para se conectar com outros dispositivos sem fio, com um mouse e teclado.

O funcionamento do Ready For pretende ser o mais dinâmico possível, e para isso aposta no formato plug and play, ou seja, literalmente basta conectar o smartphone na tela e pronto, já dá para usar.

Como o processo de conexão pode consumir uma boa parcela de processamento do seu celular, a Motorola criou um kit específico (vendido separadamente) para o uso do Ready For, que conta com uma base para você deixar o seu smartphone posicionado. A base possui um cooler de refrigeração, caso seu smartphone comece a esquentar demais, e um ajuste para usá-lo na vertical ou na horizontal.

Foto: Motorola

Há também a possibilidade de utilizar o Ready For de forma sem fio. Isso é possível caso você possua algum smartphone da linha Edge, como o Edge 20 Pro e Edge 20, e uma TV que possua a Miracast integrada. 

As funcionalidades

Quando o Ready For estiver conectado, o usuário é apresentado a uma interface similar a já famosa área de trabalho do Windows. Ao clicar no Menu Iniciar, uma janela se abre como todos os aplicativos que você tiver instalado no seu smartphone.

Foto: Motorola

O Menu principal do Ready For se divide em 4 categorias principais: Desktop Móvel, TV, Jogos e Bate-papo por vídeo. Cada um deles possui sua própria interface personalizada, te dando como opção de jogos apenas os que você já possui instalados. Apesar de ser pouco interessante nesse caso, também existe a opção de espelhar a tela.

Ao se conectar numa tela, o seu smartphone será transformado em um trackpad, ou seja, um espaço para pode manusear os comandos, como movimento de pinça e o deslizar com dois dedos para navegar. Se você estiver usando o Ready For sem um teclado conectado, fica tranquilo, porque assim que você clicar em algum lugar para digitar, o teclado do smartphone aparece, e você pode digitar normalmente. Na hora de jogar, recomendo usar o trackpad na horizontal, para que você possa curtir os melhores jogos da Play Store numa tela maior.

Foto: Motorola

O Ready For também pode ser muito útil nas chamas de vídeo. É possível utilizar a câmera traseira do smartphone como uma webcam Full HD, facilitando a vida de quem vai viajar e não quer levar vários acessórios para uma reunião. Inclusive, a linha Edge de 2021 contam com Audio Zoom, deixando a captação da sua voz com melhor qualidade. O recurso também pode ser usado para criadores de conteúdo na gravação e na edição. Sim! Dá para fazer todo o processo de pós-produção com o modo.

Foto: Motorola

E os joguinhos?

De fato, o Ready For não foi desenvolvido especificamente para o mundo gamer, mas isso não significa que você não possa se divertir com o modo, muito pelo contrário: é bem interessante. 

Foto: Motorola

A premissa nesse segmento é “imitar” algo parecido com um videogame. Por ser plug and play, basta ativar o recurso, selecionar o game caso esse esteja disponível e pronto, já dá para jogar. Graças a baixa latência da conexão, não devem haver problemas, e o tempo de carregamento das fases também não deve desapontar.

No caso dos jogos é possível tanto utilizar o trackpad do smartphone quanto um controle bluetooth externo. Na verdade, acho que para ter a melhor experiência realmente vale mais a pena investir no joystick sem fio.

Compatibilidade 

Foto: Motorola

O Ready For está disponível nos principais smartphones da Motorola com 5G. Até o momento, isso abrange o Moto G100 5G e os modelos da linha Edge de 2021. Na realidade, o grande trunfo dessa tecnologia é utilizar a rede 5G para expandir a capacidade de integração ao usuário, possibilitando esse leque de possibilidades que mencionamos anteriormente.

O kit do Ready For custa R$ 360 no site oficial da Motorola.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade