Stormgate é o futuro dos RTS? Frost Giant responde em entrevista exclusiva
Conversamos com Tim Morten, CEO da Frost Giant e ex-produtor de StarCraft II, sobre as ambições de Stormgate
Quando a Frost Giant Studios surgiu das cinzas da velha Blizzard, muita gente se perguntou se veríamos novamente um RTS capaz de balançar o mercado como Warcraft ou StarCraft. A resposta veio em forma de Stormgate, um jogo que mistura nostalgia e inovação, e que já nasce cercado de expectativa.
Conversamos com Tim Morten, CEO e diretor de produção da Frost Giant (e ex-produtor de StarCraft II), para entender melhor a proposta do game, os diferenciais técnicos e criativos, o modelo de monetização e os planos para o futuro.
Stormgate é um sucessor espiritual de StarCraft e Warcraft?
Game On - Stormgate tem sido chamado de sucessor espiritual de StarCraft e Warcraft. Quais elementos desses clássicos vocês quiseram preservar, e o que decidiram reinventar?
Tim Morten - Fizemos um esforço consciente para incluir jogadores de ambos os universos RTS da Blizzard, mas com uma nova proposta que tem identidade própria — como, por exemplo, usar a Terra como cenário, algo inédito nesses jogos. Preservamos aspectos fundamentais como responsividade, o famoso clique-direito, e as mecânicas de construção e coleta. Mas também queremos que Stormgate tenha raças e mecânicas próprias. Ao longo do tempo, nosso objetivo é incluir modo cooperativo em todas as partes do jogo, inclusive na campanha.
Game On - O que torna Stormgate único no cenário de RTS atual?
Tim Morten - Stormgate pretende continuar o legado dos grandes RTS enquanto constrói um universo totalmente novo. Trazemos novidades como os portais “Stormgates”, modos como o 3v3 hero-based Team Mayhem, ferramentas de acessibilidade como Quick Macro, BuddyBot e Control Groups (grupos de controle automáticos), além de uma campanha envolvente e um novo editor para criação de conteúdo. A versão alfa do editor já foi lançada para os jogadores, e estamos impressionados com o que estão criando.
A campanha inicial é focada na facção humana Vanguard e no modo 1v1. Adicionamos seis novas missões, ambientes inéditos, personagens novos, uma cinematic final nova, conquistas via Steam, um sistema de progressão de heróis aprimorado e upgrades para os exércitos.
Além disso, o Co-Op e o editor estarão acessíveis, mas ainda em desenvolvimento — serão apresentados numa área especial chamada Sigma Labs. Após a campanha, o próximo lançamento será o modo Team Mayhem 3v3, com objetivos no mapa, heróis poderosos e uma pegada bem mais dinâmica.
Game On - Stormgate será gratuito. Como funcionará a monetização?
Tim Morten - Nosso foco sempre foi criar um jogo divertido, acreditando que a monetização virá naturalmente disso. Inspirados no modelo free-to-play de StarCraft II, decidimos oferecer o jogo base gratuitamente, com compras opcionais de conteúdo. Tudo é transparente: sem loot boxes, sem grind forçado, sem pay-to-win, e sem moedas virtuais que escondem preços. O jogador sabe exatamente o que está comprando quando decide apoiar o desenvolvimento.
Game On - Como tem sido o feedback dos jogadores?
Tim Morten - Após revelarmos as duas primeiras facções, ouvimos dos jogadores que eles queriam algo mais radical. A Celestial Armada nasceu desse desejo — é uma facção com foco em mobilidade e onde a força vem da base, algo que nunca tínhamos feito. Continuamos ajustando a facção com ajuda da comunidade, buscando destacar os elementos preferidos e reinventar os que ainda têm espaço para crescer. Ainda há muito potencial inexplorado ali.
Desde o início, melhorar a acessibilidade do gênero RTS foi uma meta. Já implementamos ferramentas como o BuddyBot, Quick Macro Panel, grupos de controle automáticos, teclas de atalho customizáveis e o modo Skirmish de baixa pressão contra a IA. A recepção tem sido excelente. E ainda vamos além: queremos criar IAs com personalidades e comportamentos únicos para oferecer desafios mais variados.
Game On - Como será o impacto do editor de mapas e conteúdo da comunidade?
Tim Morten - Conteúdo criado por usuários é um dos pilares principais de Stormgate. Esse primeiro teste do Terrain Editor é só o começo. Muitos membros da nossa equipe começaram suas carreiras criando mapas e mods. Vamos apoiar a comunidade de map makers com ferramentas e suporte como nunca se viu antes em um RTS.
O motor SnowPlay traz avanços importantes para o multiplayer: matchmaking sem restrição de região, estabilidade até em conexões ruins, reconexão após quedas, sistema de replay melhorado e suporte a espectador com mais fluidez. Nossa esperança é que isso estabeleça um novo padrão técnico para o gênero.
Game On - Como funciona o formato da campanha e narrativa episódica de Stormgate?
Tim Morten - Um grande diferencial da campanha é o “hub level”: uma área interativa dentro da nave Raptor One, onde o jogador conversa com outros personagens, libera áreas e faz upgrades no exército entre missões. Também queremos tornar a campanha cooperativa, com até três jogadores — e sem necessidade de múltiplas cópias do jogo.
Vamos lançar a campanha de forma episódica, o que influencia o ritmo da narrativa, mas o arco principal já está bem definido e planejado para se desenrolar ao longo de anos, passando pela Terra, portais interdimensionais e até outros planetas.
Game On - E conta pra gente: como será o futuro? Torneios de eSports, temporadas e expansão do universo?
Tim Morten - Estamos construindo Stormgate para durar muitos anos. Já temos planos para várias campanhas, melhorias nas facções, lançamento completo do modo Team Mayhem, Co-Op com sistemas de progressão, novos desafios e muito mais.
Queremos que o eSports cresça de forma natural, com eventos sazonais, torneios automatizados dentro do jogo e melhorias para jogadores, espectadores e organizadores.
Por fim, agradecemos a todos os jogadores de RTS ao redor do mundo que apoiam Stormgate. Estamos muito animados com o lançamento na Steam e mal podemos esperar para ver a comunidade se aventurar na campanha, subir no ranking e criar conteúdos incríveis com nosso editor!
Conclusão: Stormgate carrega o legado dos RTS nas costas — e com orgulho
Stormgate não está tentando reinventar a roda — ele quer deixá-la mais rápida, acessível, conectada e divertida. Com um time de veteranos de StarCraft, foco em acessibilidade, conteúdo gerado por jogadores, multiplayer estável e uma campanha com cara de aventura épica, a Frost Giant mostra que está pronta para reerguer o trono dos jogos de estratégia.
Se você sente saudade da era de ouro dos RTS, prepare-se: Stormgate é mais do que nostalgia — é uma nova era em construção.