Square Enix quer IA cuidando da maioria dos testes dos seus jogos até o fim de 2027
Empresa vem pesquisando sobre tecnologia para automatizar as tarefas de controle de qualidade dos jogos
Com a divulgação dos seus resultados financeiros mais recentes, a Square Enix forneceu uma atualização sobre seu plano de negócios de médio prazo, anunciado no ano passado e chamado de "Square Enix Reboots and Awakens".
Como parte desse plano, a empresa fechou uma parceria com o Laboratório Matsuo-Iwasawa da Universidade de Tóquio, cujo objetivo é "melhorar a eficiência dos processos de desenvolvimento de jogos por meio de tecnologias de IA" (via VGC).
O projeto, que está sendo abordado por "uma equipe de pesquisa conjunta com mais de dez membros", incluindo pesquisadores da Universidade de Tóquio e engenheiros da Square Enix, tem como meta "automatizar 70% das tarefas de controle de qualidade e depuração no desenvolvimento de jogos até o fim de 2027".
A Square Enix diz que essa tecnologia "pretende melhorar a eficiência das operações de controle de qualidade e estabelecer uma vantagem competitiva no desenvolvimento de jogos".
Algumas pessoas podem ser favoráveis a isso, visto que trabalhar no controle de qualidade dos jogos pode ser algo chato e repetitivo, mas há também aqueles que são contra, alegando que humanos são melhores para encontrar e descrever problemas enquanto testam um jogo.
Além da Square Enix, outras desenvolvedoras estão passando a utilizar a IA na produção de seus jogos. A Krafton, por exemplo, vai se reestruturar para focar nisso de agora em diante.
A Square Enix também disse que entre abril e setembro de 2025, houve uma queda de 23,7% nas vendas, mas um aumento de 6% no lucro graças à venda de merchandising e ao crescimento da rentabilidade dos jogos digitais.