Roblox quer representar 10% de toda a receita de games no mundo
Diretor-executivo da plataforma revelou objetivo na 10ª Conferência Anual de Desenvolvedores Roblox
Durante a 10ª Conferência Anual de Desenvolvedores Roblox, em São José, na Califórnia, o diretor-executivo e cofundador da plataforma Roblox, David Baszucki, revelou a ambição da empresa de, um dia, representar 10% de toda a receita de conteúdo de games mundial.
“Como nosso próximo passo em direção a 1 bilhão de usuários ativos diários, nós acreditamos que 10% da receita de todo o conteúdo de games fluirá pelo ecossistema Roblox e será distribuído dentro da nossa comunidade. Para alcançar esse objetivo, nós estamos focando em três áreas chave para ajudar criadores a unir pessoas, desenvolver seus negócios na Roblox e escalar as criações e a audiência na plataforma”, disse Baszucki.
No trimestre terminado em junho de 2024, a Roblox registrou 79,5 milhões de usuários ativos diários no mundo inteiro. No segundo trimestre de 2024, a plataforma teve um crescimento de dois dígitos na comparação ano a ano em cada uma das regiões onde a Roblox está disponível. No Brasil, este crescimento foi de 24%.
Novos produtos e funcionalidades
Durante a conferência, a Roblox também revelou uma série de novos produtos e funcionalidades, incluindo novas formas para os desenvolvedores ganharem com suas criações e novos recursos de descoberta de músicas.
A Roblox lançará novos sistemas econômicos que ajudarão os criadores a construir seus negócios, incluindo:
- A possibilidade dos desenvolvedores de precificar o acesso pago às suas experiências em moedas reais, e não apenas Robux, no computador;
- Uma nova solução para desenvolvedores otimizarem seus preços dentro da experiência para ser lançada nos próximos meses;
- A possibilidade dos criadores de venderem produtos físicos diretamente das suas experiências.
Para ajudar os criadores a expandir a criação e o acesso, a Roblox anunciou:
- O trabalho de construir o Modelo Fundamental 3D (AI), um modelo de código aberto e multimodal, capaz de gerar conteúdo 3D por meio de comandos de texto, vídeo e entradas 3D. Ele será desenvolvido para atender de forma mais precisa às necessidades dos criadores de conteúdo 3D de hoje e do futuro, permitindo-lhes construir cenas que sejam verdadeiramente dinâmicas, dimensionais e personalizáveis;
- Várias tecnologias voltadas para melhorar as experiências de criadores e usuários, independentemente do dispositivo que estão usando. Os anúncios incluem tecnologia inteligente de harmonização de desempenho, ocultação automática de objetos para tornar o gameplay mais fluido, e aerodinâmica — uma atualização de física realista e dinâmica.
Por fim, também foi anunciada uma série de produtos que aprofundarão as conexões dentro das comunidades, além de expandir essas redes sociais, incluindo:
- A introdução da "Turma", um novo recurso projetado para ajudar os usuários a encontrar amigos para jogar;
- "O Que Está Tocando e Paradas Musicais", funcionalidades através das quais as pessoas podem encontrar experiências ou músicas populares e em alta de artistas emergentes através da comunidade da Roblox. Assim como uma integração com o serviço de distribuição de música DistroKid.
Roblox está disponível para Android, iOS, Meta Quest 2, Meta Quest Pro, PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.