Retrospectiva: Os 10 melhores jogos de 2022
2022 está acabando e, com isso, as listas de melhores jogos do ano começam a figurar por aí – e nós não poderíamos ficar de fora, né?
Separamos essa lista com os 10 melhores games do ano, seja pela importância representada para a mídia como um todo ou por sua qualidade – e frisamos que a lista não está em ordem específica, mas segue a apresentada pelo The Game Awards, evento de games ocorrido na quinta-feira (8). Confira a seguir:
Elden Ring
A FromSoftware prometia Elden Ring há anos, jogo desenvolvido em colaboração com George R. R. Martin, e o resultado finalmente chegou ao público no começo deste ano – e não decepcionou.
Contando com um dos mundos abertos mais completos e divertidos de se explorar, além de desafios para não deixar nenhum fã dos jogos do estúdio decepcionados, o título é uma enorme conquista no mundo dos videogames, e deve ser jogado por todos – mesmo que nem todo mundo consiga terminá-lo.
God of War Ragnarok
Lançado mais para o fim do ano, God of War Ragnarok completa a saga nórdica de Kratos e seu filho, Atreus, colocando eles em meio a um poderoso conflito com Odin e demais deuses dessa mitologia. Mostrando ainda mais o desenvolvimento de personagem do brucutu sanguinolento de Esparta, a aventura é um dos melhores títulos do ano – e talvez dos mais emocionantes também.
Call of Duty Modern Warfare 2
Há muito valor em um jogo de tiro, e a Activision sabe disso, afinal, a franquia Call of Duty há anos figura nos lançamentos de fim de ano da empresa, sendo sempre um sucesso de vendas. Porém, este ano, além de um bom modo multiplayer (que também conta com uma integração fantástica com Warzone 2.0), o título também teve uma incrível campanha, reimaginando alguns momentos chaves do clássico Call of Duty Modern Warfare 2 de 2009 e dando mais destaque para personagens como Ghost, o soldado mascarado que ilustra a capa do jogo.
Mario + Rabbids Sparks of Hope
Primeiro jogo de Switch a figurar na lista, Mario + Rabbids Sparks of Hope é sequência do jogo de 2017 desenvolvido em parceria pela Nintendo e Ubisoft. Agora levando os coelhos psicopatas e Mario para uma aventura galáctica, o título continua a curiosa mistura entre os mundos de Mario com um jogo de estratégia bem semelhante ao XCOM, e é um dos principais destaques do console da Nintendo em 2022.
Trombone Champ
É inegável que Trombone Champ talvez seja o jogo mais diferente da lista, mas não é possível ignorar o impacto que o título teve na internet desde que começou a viralizar, com sua mistura de Guitar Hero muito mais difícil e esdrúxulo. É difícil não rir vendo vídeos do título, e ainda pior é tentar tocar One Winged Angel nele, já que a experiência pode ser frustrante e humilhante – receita perfeita para um jogo perfeito.
Stray
O famoso jogo do gatinho, Stray conquistou o coração de milhares de jogadores com sua fórmula simples, mas efetiva: mostrar a aventura de um gato perdido em uma cidade estranha para ele – com momentos bem emocionantes, principalmente para quem ama os animais peludos.
Embora ele também tenha despertado uma grande discussão sobre o que pode ser considerado indie ou não, aqui focamos mais no jogo, e Stray com certeza é um dos destaques de 2022, misturando tudo que a galera cibernética gosta: cyberpunk, gatos e solidão.
Xenoblade Chonicles 3
Olha o Switch novamente na lista! Xenoblade Chonicles 3 continua a franquia de RPGs japoneses gigantescos da Nintendo, e melhora tudo dos jogos anteriores em uma combinação impressionante tanto de narrativa como gameplay.
Mostrando a história de jovens que se revoltam contra o destino estabelecido para eles pelos seus governantes, o título engana pelos gráficos cel-shade, mas talvez seja uma das jornadas mais maduras que apareceram nos videogames em 2022 – o título é um primor, e deve ser jogado por todos que tiverem oportunidade.
Cult of the Lamb
O Animal Crossing do demônio, Cult of the Lamb é mais um dos excelentes jogos indies lançados pela Devolver Digital. A premissa é que você é um carneiro que lidera um culto satânico de animais, e deve fazer o possível para que o movimento cresça – mesmo que isso envolva matar quem se revolta contra os mandamentos ou manipular emocional e abusivamente os participantes. Pesado, hein?
Horizon Forbidden West
Horizon Forbidden West é a sequência de Horizon Zero Dawn, um dos exclusivos da Sony mais adorados de 2017. Melhorando tudo do primeiro título e contando com avanços técnicos impressionantes, como uma junção de som de voz com os modelos 3D impecáveis, além de conteúdo opcional que parece tão bem feito quanto a história principal, o jogo é um dos grandes destaques de 2022, sendo indispensável para donos de PS4 e PS5.
Vampire Survivors
No papel, Vampire Survivors não parece ter os elementos necessários para ser tão bom e viciante quanto é, mas é só tocar no jogo para ver o quão absurda é a experiência de matar hordas e mais hordas de criaturas míticas muito parecidas com as encontradas em Castlevania e obter tesouros e melhorias para a próxima batalha. Simples de entender, difícil de largar, Vampire Survivors é uma experiência completamente inesperada em 2022, mas que assim como os outros títulos dessa lista, é indispensável.