Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pesquisa mostra que jogadores gastam mais com remakes do que com remasters

Gasto médio dos jogadores em um remake é mais que o dobro do valor gasto em uma remasterização

3 nov 2025 - 12h37
Compartilhar
Exibir comentários
Pesquisa mostra que jogadores gastam mais com remakes do que com remasters
Pesquisa mostra que jogadores gastam mais com remakes do que com remasters
Foto: Reprodução / Square Enix

Uma nova pesquisa divulgada pela Ampere Analysis mostra que remakes e remasters lançados em 2024 e 2025 atraíram 72,4 milhões de jogadores no Steam, PlayStation e Xbox, que gastaram cerca de US$ 1,4 bilhão na compra dos jogos e em microtransações (via VGC).

Além disso, dentre os 42 jogos examinados (15 remakes e 27 remasters entre janeiro de 2024 e setembro de 2025), o gasto global com um remake foi, em média, mais que o dobro do gasto com uma remasterização. Neste caso, os jogadores gastaram 2,2x mais com remakes do que com remasters.

A Ampere reconhece, no entanto, que embora os dados deem a entender que os remakes possam dar vida nova para IPs clássicas e atrair novos públicos, "eles exigem um investimento substancialmente maior em desenvolvimento, marketing e tempo".

Remasters, por outro lado, "oferecem um tempo de produção mais rápido e um custo menor, mas geralmente entregam menos envolvimento do público".

A pesquisa aponta que existem exceções, tais como The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered, que registrou um pico de US$ 180 milhões em gastos dos jogadores, e 7 milhões de usuários ativos mensais no Steam, PlayStation e Xbox.

“Com o aumento dos custos de desenvolvimento de jogos e IPs, as publishers estão recorrendo cada vez mais aos seus jogos antigos para criar remakes e remasterizações mais econômicos", disse Katie Holt, analista sênior na Ampere Analysis. “Ao decidir entre um remake completo e uma remasterização, as publishers precisam equilibrar o planejamento da franquia, o risco do investimento, a idade do conteúdo, o suporte às plataformas e outros fatores ao escolher o caminho a seguir.”

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade