Patente da Sony revela IA que assume o comando se o jogador ficar travado no jogo
Recurso serviria para ajudar os jogadores que ficarem sem saber o que fazer para progredir no jogo
A Sony está avaliando a possibilidade de criar um recurso que permitiria a uma IA tomar o controle do seu jogo, caso você fique travado sem saber o que é preciso fazer para progredir.
Documentos de patente registrados pela Sony mostram planos para oferecer um "fantasma de IA" dentro do jogo, capaz de demonstrar como progredir ou então assumir totalmente o controle para que a IA faça o progresso por você (via IGN e VGC).
A Sony sugere que a IA poderá ser acionada a qualquer momento, treinada a partir de vídeos de gameplay publicados no YouTube e na Twitch, assim como dados de jogo coletados da PlayStation Network. A ideia é que a IA seja capaz de detectar o que o jogador está fazendo e comparar com exemplos bem-sucedidos anteriores, para daí oferecer soluções do que fazer.
Com isso, se você ficar preso, por exemplo, em um quebra-cabeça em um determinado jogo, a IA pode ajudar você a resolvê-lo ou até mesmo lidar com a situação no seu lugar.
Vale ressaltar que ainda não há evidências de que a Sony planeje usar essa tecnologia, e que patentes como essa vêm sendo registradas pela empresa, e por muitas outras, há anos sem qualquer intenção de uso.
Assistentes virtuais com IA estão se tornando cada vez mais comuns. No ano passado, a Microsoft lançou o Copilot for Gaming, que chamou de "assistente com inteligência artificial" projetado para ser seu companheiro de jogos personalizado. A novidade foi demonstrada com um jogador de Minecraft perguntando ao Copilot o que era possível fazer no jogo com madeira e também com um jogador pedindo que a IA instalasse Age of Empires IV para ele.