Nintendo obriga evento beneficente de speedrun a remover seus jogos
Organizadores do RTA in Japan Summer 2025 explicaram que a Nintendo os alertou sobre o "uso não autorizado" dos jogos dela no evento
A Nintendo emitiu um alerta para um evento beneficente de speedrun no Japão, levando seus organizadores a retirarem todos os jogos da empresa criadora do Mario.
Dois meses atrás, os responsáveis pelo RTA in Japan Summer 2025 avisaram que não haveria jogos da Nintendo. Na ocasião, não foi dada uma explicação para isso, mas no último dia 4 de agosto eles abordaram a situação e confirmaram (via Automaton) que a decisão ocorreu em resposta a um alerta da Nintendo sobre o "uso não autorizado" dos seus jogos.
Por causa disso, o RTA in Japan, programado para ocorrer de 9 a 15 de agosto, não terá jogos da Nintendo. Nos eventos futuros, os organizadores solicitarão uma permissão de uso individual para cada jogo que desejarem utilizar.
O RTA in Japan é considerado o maior evento de speedrun do Japão. Apesar de anos anteriores terem jogos da Nintendo, como Super Mario 64, que registrou a maior audiência, a edição deste ano teve mudanças, não havendo jogos da Nintendo, com os fãs especulando que a empresa poderia estar diretamente envolvida com a remoção deles, algo que agora foi confirmado.
Os jogos disponíveis no evento incluem nomes como Cuphead, o remake de Silent Hill 2, The Elder Scrolls V: Skyrim, entre outros. A lista completa pode ser vista neste link.