Jogamos: Shadow Labyrinth transforma a franquia Pac-Man respeitando seu legado
Nova aposta da Bandai Namco mistura ação, exploração e referências inesperadas para homenagear os 45 anos de Pac-Man
Shadow Labyrinth é um daqueles casos que causam estranhamento à primeira vista. Quando foi revelado que o jogo, na verdade, pertence à franquia Pac-Man, muita gente torceu o nariz. Transformar o clássico da bolinha amarela, que perseguia fantasmas e comia cerejas, em um título de ação com exploração e aventura parecia um desvio grande demais.
A desconfiança aumentou ao se descobrir que o projeto se inspira diretamente no episódio de Pac-Man em Secret Level, série animada da Amazon que adapta franquias de games. O episódio foi um dos mais criticados justamente pela mudança brusca no tom e na proposta do personagem. Em pleno ano em que a franquia completa 45 anos, essa releitura parecia, para muitos, uma afronta ao legado da marca. Mas, contra todas as expectativas, o resultado testado surpreende positivamente.
Um Pac-Man inusitado
No que pude jogar, fica meio difícil entender exatamente o que estava acontecendo na história, apenas que estamos em outro planeta. Para quem assistiu ao Secret Level, produção da Amazon, já existe uma base sólida do que esperar na trama, principalmente porque o protagonista tem o mesmo visual visto na animação.
É inevitável comparar esse título com outros metroidvanias, especialmente com Metroid Dread, mas durante a jogatina ele se mostra mais do que isso. Na sessão que testei, o backtracking apareceu de forma bem tímida, com poucas situações do tipo pegar algo no ponto A para usar no ponto B. A exploração lembra mais jogos de aventura, mas com jogabilidade em 2D, com corredores e caminhos que exigem escolhas entre seguir para esquerda, direita ou descer mais.
A jogabilidade também ajuda a distanciar esse título dos metroidvanias tradicionais. O personagem possui vários tipos de ataque, pode refletir projéteis e até assumir uma forma que lembra muito um EVA de Evangelion, usada tanto no combate quanto na exploração. Em certas partes, há sequências nas quais podemos nos transformar em algo semelhante ao Pac-Man, servindo para atravessar áreas apertadas enquanto quicamos de um lado para o outro. Além disso, há pequenos quebra-cabeças, todos bem simples.
Os inimigos lembram personagens de outros jogos da Bandai Namco, e em um trecho do teste o objetivo era ajudar certos moradores cujo nome remete a uma franquia antiga da empresa. Em outro ponto, acabei encontrando os fantasmas clássicos do Pac-Man, mas com visuais grotescos que os deixaram irreconhecíveis. Foi curioso ver criaturas tão inofensivas ganhando um ar mais amedrontador.
O maior destaque do teste foi a luta contra um dos chefes. Foi um combate desafiador, e o fato de não ter jogado desde o início pesou bastante. Não conhecia todas as habilidades do personagem, então precisei aprender na hora mesmo. O chefe ocupava boa parte da tela, seus ataques eram rápidos, e ao vencê-lo veio aquela clássica sensação de missão cumprida. Também era evidente que ele representava um personagem de outra franquia da Bandai Namco, o que só reforçou o aspecto de homenagem.
Visualmente, tudo estava muito bonito. A direção de arte dos cenários, inimigos e chefes foi um ponto alto da demo, com um estilo bem definido e variado. A única coisa que me incomodou foi o protagonista. Ele parecia um pouco fora de sintonia com o restante, quase como se fosse um PNG animado em um cenário onde tudo o mais era desenhado em um 2D mais detalhado.
Considerações
Mesmo com uma proposta visual ousada e uma direção narrativa que ainda deixa dúvidas, Shadow Labyrinth mostra que há espaço para novas leituras dentro de franquias consagradas. A jogabilidade tem personalidade, os combates são desafiadores e o visual dos cenários impressiona.
A sessão de teste equilibra bem momentos de ação, exploração e nostalgia, com referências claras ao universo da Bandai Namco. As mudanças podem assustar quem esperava algo mais tradicional, mas, no fim, o projeto funciona melhor do que parecia à primeira vista. Se o restante do jogo mantiver esse ritmo e criatividade, Shadow Labyrinth pode ser uma surpresa legítima, e uma homenagem digna para os 45 anos do Pac-Man.
Shadow Labyrinth estará disponível em 18 de julho para PC, PlayStation 5, Switch, Switch 2 e Xbox Series X|S.